Hospital Infantil Waldemar Monastier recebe nesta sexta-feira, dia 14, o certificado de Acreditação Hospitalar 12/06/2013 - 17:30

Especializado no atendimento de crianças e adolescentes, o Hospital Infantil Waldemar Monastier, localizado em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, é o primeiro hospital da Rede Própria do Estado do Paraná a receber o certificado de Hospital Acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), organização não governamental que avalia e certifica instituições de saúde. A solenidade de entrega do certificado será realizada no dia 14 de junho, às 14 horas, no auditório do hospital.

Semelhante aos certificados conhecidos como ISO, a acreditação hospitalar é um sistema de avaliação e certificação da qualidade, voltado exclusivamente para os serviços de saúde. A certificação busca melhorar a qualidade e a segurança dos serviços prestados aos pacientes e acompanhantes por meio de padrões previamente definidos desde o momento da chegada à instituição até o momento da alta médica.

O título de “Hospital Acreditado” mostra que a instituição tem a preocupação com a busca pela excelência na qualidade e segurança dos procedimentos, e que prioriza um atendimento humanizado, realizado por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada para oferecer ao paciente o melhor atendimento. O Diretor Geral do Hospital Infantil Dr. Luiz Renato de Azevedo, destaca que o certificado indica que a instituição está preocupada em garantir o melhor atendimento para as crianças do estado do Paraná. “O processo de Acreditação Hospitalar é uma iniciativa que parte da própria instituição, que de forma voluntária, analisa suas rotinas e fluxos de trabalho e define ações efetivas em busca do aprimoramento dos serviços. Portanto, quando o paciente e seus familiares chegam a uma instituição Acreditada sabem que o hospital está preocupado com a qualidade do serviço que está sendo oferecido e com a segurança dos procedimentos adotados durante o tratamento”, explica.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Controle da Qualidade Hospitalar do Hospital Infantil, Solange Rothbarth, desde 2010 a instituição vem se preparando para a Certificação Hospitalar. Ao longo de 3 anos, o hospital investiu em melhorias na estrutura física, nos processos, e nas rotinas de trabalho para se adequar aos padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. “Quando o hospital se propõe a passar pelo processo de acreditação está disposto a traçar metas e melhorar o serviço em todas as áreas em busca de qualidade e segurança. Foi isso que fizemos no Hospital Infantil. De maneira integrada promovemos a conscientização entre os colaboradores e juntos trabalhos para criar um ambiente seguro para os pacientes, acompanhantes e colaboradores”, destaca.

Dr. Luiz Renato de Azevedo ressalta que a conquista deste certificado por uma instituição 100% pública deve ser motivo de orgulho para todos os paranaenses. “Nossa missão é atender as crianças com excelência e este certificado é a consolidação de todo o trabalho que vem sendo realizado com dedicação e comprometimento por toda nossa equipe, que trabalha em busca de atendimento hospitalar humanizado e de qualidade”, finaliza.

Sobre o Hospital:

O Hospital Infantil Waldemar Monastier é uma instituição 100% pública e faz parte da rede própria de hospitais do Estado do Paraná. Inaugurado em dezembro de 2009, é referência no atendimento de crianças e adolescentes para procedimentos de média complexidade. O hospital é mantido pelo Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Saúde e está localizado em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba.

Crianças de todo o Estado encontram na instituição atendimento de referência, realizado por um corpo clínico qualificado que atende o paciente em sua totalidade. A instituição oferece atendimento médico pediátrico de urgência, internação clínica e cirúrgica e cuidados intensivos. Os pacientes atendidos no Hospital Infantil Waldemar Monastier são encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde e por Secretarias de Saúde de todas as regiões do Paraná. Em Campo Largo, os encaminhamentos são feitos pela Secretaria Municipal de Saúde, e as emergências pelo Centro Médico Municipal. Todos os leitos são disponibilizados através da Central de Regulação de Acessos da Secretaria Estadual da Saúde.

Serviço:

Entrega do Certificado de Acreditação Hospitalar
Dia: 14 de junho
Horário: 14 horas
Local: Auditório do Hospital Infantil - Rua XV de Novembro, 3701 – Bairro Bom Jesus - Campo Largo.