Hospital Infantil comemora 4 anos com avanços no atendimento 16/12/2013 - 15:30

No dia 14 de dezembro, o Hospital Infantil Waldemar Monastier, mantido pelo Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Saúde, comemorou os 4 anos de funcionamento com muitas conquistas. Com todos os setores em pleno funcionamento, a instituição atendeu em 2013, pacientes de 216 municípios do Paraná e de 7 municípios de outros Estados. “Conseguimos neste ano cumprir com as nossas metas e ampliar nossos serviços. Apenas no atendimento ambulatorial, tivemos a abertura dos ambulatórios neuromuscular, neurocirurgia, toxina botulínica, cefaléia e do exame do Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico (BERA). São procedimentos de excelência oferecidos através do Sistema Único de Saúde (SUS) ao paciente”, destaca o Diretor Geral do HI Dr. Luiz Renato de Azevedo. Em 2013, o hospital recebeu o certificado de acreditação hospitalar, concedido pela Organização Nacional de Acreditação.

De janeiro a outubro deste ano, foram realizadas 3017 internações, 2276 cirurgias, 11871 exames de imagem e diagnóstico, 18622 consultas médicas ambulatoriais, entre outros atendimentos. A cidade de Campo Largo lidera o número de atendimentos ambulatoriais com 24,4%, seguida de Colombo, com 7,5% e Curitiba, com 6%. Os municípios que mais encaminharam pacientes para os setores de internação foram Curitiba (11,6%), Campo Largo (11,2%) e Irati (5,2%). 


Comemorações

Como parte das comemorações o Hospital Infantil promoveu o I Seminário da Qualidade, que reuniu participantes de todo o Estado do Paraná, com o objetivo de compartilhar as boas práticas de qualidade adotadas na instituição. O Atendimento Multidisciplinar, a Segurança nos Registros e a Segurança na Cadeia Terapêutica, foram os temas centrais do encontro, que contou com os relatos dos profissionais do Hospital Infantil, que dividiram com os presentes, as ações adotadas no dia a dia da instituição, e que apresentam resultados positivos.

Durante a semana de comemoração diversas ações foram realizadas envolvendo os pacientes, os profissionais, colaboradores e seus filhos, e a comunidade. Um culto ecumênico foi celebrado em ação de graças por todas as realizações deste ano. Com a coordenação do Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (SAREH), e com a participação dos colaboradores do hospital, várias oficinas foram realizadas nos ambulatórios e nas brinquedotecas. “Envolver os funcionários do hospital nas atividades com as crianças foi uma experiência muito positiva porque demonstra a preocupação de todos com o bem-estar dos pacientes”, explica a pedagoga responsável pelo SAREH, Rozeli de Fátima Pereira. 


Aniversario HI

 

A técnica administrativa Denise Fabianski participou da organização da semana de comemoração e destaca a alegria em proporcionar momentos de descontração para os pacientes. “É a primeira vez que participo das atividades, e ver a alegria das crianças é muito gratificante”. Os pacientes participaram do camarim de pintura e cabelo maluco, da sessão de cinema entre outras atividades. A técnica administrativa Daiane Suelen Vieira, participou das oficinas e fez a alegria dos pequenos. “Foi uma experiência muito diferente porque não temos muito contato com os pacientes, e esta foi uma oportunidade de mudar a rotina”, explica. 


Aniversario HI



Os filhos dos funcionários também tiveram a oportunidade de participar da programação de aniversário do hospital. Em uma tarde preparada especialmente para eles, as crianças puderam participar de diversas atividades e das oficinas de enfeites natalinos. Maria Eduarda do Carmo, de 07 anos, conta que gosta muito de participar das atividades no hospital. “Gosto das brincadeiras, e na oficina, fiz uma guirlanda de Natal que vou colocar na casa da minha mãe”. 

Aniversario HI



Aniversário HI



Os trabalhadores do Hospital Infantil também foram presenteados. A fonoaudióloga Débora Leão, ministrou a palestra “Os efeitos do Ruído na Audição do Trabalhador” para sensibilizar as pessoas sobre a importância da utilização dos equipamentos de segurança no ambiente de trabalho. O Serviço de Fonoaudiologia ofereceu para os trabalhadores e para seus filhos, exames preventivos, que avaliaram se o adulto ou a criança tem alguma alteração auditiva.

Dr. Luiz Renato de Azevedo destaca que um hospital de qualidade não se faz apenas com estrutura física e com equipamentos, mas sim com o trabalho e dedicação de cada profissional. “Comemoramos o sucesso do trabalho de tantas pessoas comprometidas que fazem do Hospital Infantil uma referência”, conclui.

Para encerrar as comemorações, foi realizado o dia da fantasia e também o “Show de Talentos” com os trabalhadores do HI. Os colaboradores apresentaram números musicais, de dança e imitações e empolgaram a platéia. 

 

Dia da fantasia

Juliane Pereira, Adelita Silva e Rosemeri dos Santos

 

Dia da fantasia

Márcia Urcini e Lídia Lopes

Últimas Notícias