Hospital Infantil comemora a Certificação em Acreditação Hospitalar 14/06/2013 - 18:10

O Hospital Infantil Waldemar Monastier, localizado em Campo Largo, é a primeira unidade própria do Estado do Paraná a receber a certificação de acreditação hospitalar em nível 1, que representa a segurança do paciente e da instituição. A cerimônia de entrega do Certificado de Acreditação Hospitalar foi realizada nesta sexta-feira, dia 14 de junho.

Evento Certificação
José Álvaro Carneiro; Dr. Luiz Renato de Azevedo e Dr. Charles London.

O Hospital Infantil é uma instituição 100% pública e faz parte da rede própria de hospitais do Governo do Paraná e é referência no atendimento de crianças e adolescentes para procedimentos de média complexidade. O hospital é mantido pelo Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Saúde. Durante a cerimônia de entrega da certificação o Superintendente das Unidades Próprias da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, Dr. Charles London disse que a conquista da certificação é um momento histórico para o sistema de saúde do Estado do Paraná e que a experiência adquirida pelo Hospital Infantil vai servir de base para as outras unidades hospitalares do Estado que vão passar pelo processo de certificação. “O trabalho desenvolvido por todos os colaboradores do Hospital Infantil Waldemar Monastier merece destaque porque não se chega a Certificação de Acreditação Hospitalar sem a união da equipe que trabalha com foco na excelência”, ressaltou.

José Álvaro da Silva Carneiro, representante do Hospital Pequeno Príncipe, parceiro do Hospital Infantil, destacou que é um orgulho fazer parte desta conquista que é um marco na construção de uma cultura organizacional com foco na segurança. ”Agradecemos ao Governo do Estado pela confiança depositada no Hospital Pequeno Príncipe que colabora com o hospital que se torna referência no atendimento de crianças e adolescentes. Esta certificação mostra que é possível oferecer um atendimento de qualidade e de graça”, destaca.

Evento Certificação
José Álvaro Carneiro; Dr. Luiz Renato de Azevedo; Dr. Charles London e Valéria de Oliveira.

A certificação é concedida pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) para os hospitais que seguem padrões rigorosos de segurança e qualidade, e é exclusiva para instituições de saúde. O título de “Hospital Acreditado” mostra que a instituição se preocupa em capacitar as equipes de trabalho, investe na melhoria da estrutura para que o paciente saiba que está em uma instituição segura. Valéria Filomena de Oliveira, representante do Instituto de Planejamento e Pesquisa para Acreditação em Serviços de Saúde (IPASS) e avaliadora líder da visita destaca que a certificação mostra que o hospital está disposto a trabalhar com foco na segurança e em busca da melhoria continua na segurança. “A certificação só melhora o trabalho nas instituições ao longo do tempo e isso reflete diretamente na qualidade do serviço prestado”, explica.

O diretor geral do HI Luiz Renato de Azevedo destaca que a conquista da certificação de acreditação hospitalar é um orgulho porque demonstra o compromisso da instituição e de seus colaboradores para fazer do HI um modelo de atendimento. “O apoio e comprometimento de todos os nossos profissionais foi fundamental para que o hospital conseguisse a certificação. A equipe acreditou na proposta e trabalha com foco na segurança. Este empenho reflete na qualidade do atendimento”, destaca.

Evento Certificação

A coordenadora do Serviço de Controle da Qualidade Hospitalar do Hospital Infantil, Solange Rothbarth explica que uma das diferenças de uma instituição acreditada é reconhecer os problemas e trabalhar constantemente para melhorar as rotinas. “No processo de acreditação a instituição se propõe a traçar metas e melhorar o serviço em todas as áreas em busca de qualidade e segurança. Uma vez certificado, o hospital assume um compromisso público com as boas práticas. Portanto precisamos dar andamento aos processos de melhorias para garantir a segurança do paciente e do colaborador”, explica.

Processo de Acreditação Hospitalar

Desde 2010 a instituição vem se preparando para a Certificação Hospitalar através de investimentos em melhorias na estrutura física, nos processos, e nas rotinas de trabalho para se adequar aos padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA.

A visita de avaliação foi realizada em novembro de 2012. Durante três dias os avaliadores do Instituto Paranaense de Acreditação de Serviços de Saúde (IPASS), instituição acreditadora credenciada pela ONA, conheceram de perto as rotinas e os processos de trabalho da instituição. Com base nesta visita, os avaliadores indicaram o hospital para receber a certificação em nível 1, que foi homologada pela ONA em fevereiro de 2013.

Parceria com o Hospital Pequeno Príncipe

Em 2009, a Secretaria de Estado da Saúde firmou um convênio com o Hospital Pequeno Príncipe, para transferência de conhecimentos ao HI. O trabalho é feito de forma integrada entre as equipes dos dois hospitais, com o objetivo de oferecer serviços de saúde de qualidade aos pacientes atendidos. Com a parceria é possível proporcionar para as crianças um atendimento humanizado e com excelência técnica.

Campo Largo lidera o número de atendimentos

Nos primeiros cinco meses deste ano, foram realizados no Hospital Infantil 13.992 atendimentos ambulatoriais e de emergência. Destes, 3.161 são pacientes da cidade de Campo Largo, município que lidera os atendimentos no hospital com 23% dos atendimentos. Do total de internações (1487) neste período, 11% são pacientes da cidade.

Imagens: Marcel Sequinel