Hospital Infantil oferece treinamento sobre a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual 15/03/2013 - 09:48

Palestra EPI
Estevão Mateus Oliveira Souza, técnico em segurança do trabalho

No ambiente hospitalar, as máscaras, luvas, óculos, calçados, aventais e capacetes, são alguns exemplos de equipamentos de proteção individual, também conhecidos como EPIs, que se utilizados corretamente podem evitar ou minimizar as conseqüências de um eventual acidente de trabalho.

Para destacar a importância da segurança no trabalho o Hospital Infantil reuniu seus colaboradores em um treinamento sobre a importância da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual. O técnico em segurança do trabalho do Hospital Nossa Senhora das Graças, Estevão Mateus Oliveira Souza, foi convidado para falar aos colaboradores do HI sobre a NR 32 (Norma Regulamentadora que tem a finalidade de estabelecer diretrizes para a implementação de medidas de proteção e segurança dos trabalhadores em estabelecimentos de saúde), com destaque para a utilização dos equipamentos de proteção individual.

Estevão destaca que os profissionais da saúde estão expostos a uma série de riscos, biológicos, químicos e físicos, e que quando fornecido um equipamento de proteção individual, este risco torna-se neutralizado ou eliminado. “Quando o profissional usa o equipamento de forma correta ele garante não somente a sua segurança, mas também de toda a equipe, já que dessa forma se evita a contaminação e também um possível acidente de trabalho. Para que os riscos sejam reduzidos cada um deve fazer a sua parte”, explica.

Os Equipamentos de Proteção Individual devem ser fornecidos gratuitamente pela instituição, bem como treinamentos de capacitação, que possibilitarão o uso correto desses equipamentos pelos profissionais.  A responsável pela segurança do trabalho do HI Maria Tereza de Lourdes Silva explica que a intenção é demonstrar que com cuidados simples é possível evitar os acidentes no ambiente de trabalho. “É preciso que os nossos funcionários fiquem conscientes sobre a existência desses equipamentos e de como usá-los para evitar ou reduzir os acidentes. Esta não deve ser a preocupação apenas do hospital, mas sim de todos que desenvolvem suas atividades profissionais na instituição. A utilização traz segurança, qualidade e saúde para os trabalhadores”, destaca.


Últimas Notícias