Hospital Infantil organiza grupo de estudo sobre enfrentamento da violência 28/04/2010 - 10:50

A partir do próximo mês o Hospital Infantil Waldemar Monastier deverá investir intensamente no estudo sobre o enfrentamento da violência praticada contra a criança e o adolescente. A decisão foi anunciada pelo diretor do hospital, Luiz Renato Ribeiro de Azevedo, nesta quarta-feira (28) durante o encerramento seminário realizado pelo hospital. O evento contou com mais de 100 profissionais da saúde.

“Nosso objetivo ao promover o seminário foi traçar um perfil que inclua o hospital na rede de proteção da criança e do adolescente. Agora queremos transformar isso em prática que efetive nossa função”, destaca Azevedo.

Segundo o psicólogo Emerson Luiz Peres, da superintendência de vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, para combater a violência é preciso conhecer a realidade. “A violência não é apenas o ato, a lesão. É algo construído socialmente e historicamente”, explica.

De acordo com a Rede de Proteção a Criança e ao Adolescente em Situação de Risco para Violência de Curitiba, durante 2009, em Curitiba e região metropolitana foram registrados 4735 casos de violência, 81,7% de violência doméstica contra 12,6% de violência extrafamiliar.

Além disso, crianças podem ser vitimizadas em situações onde simplesmente ocorram negligências de pais e responsáveis. Como por exemplo, o atraso de vacinas, tratamentos médicos incompletos ou incorretos, comparecimento irregular na escola e empecilhos que dificultem a adaptação social.

Últimas Notícias