Hospital Infantil participa do Programa de auditorias cruzadas entre hospitais da SESA. 08/05/2017 - 09:50

Visita HT 2017


Com o objetivo de verificar o cumprimento das ações do cronograma do Programa de Qualidade, bem como fortalecer a troca de experiências entre as unidades e incentivar a busca pela melhoria nos processos de qualidade e segurança do paciente dos hospitais próprios, atendidos pela SUP – Superintendência de Unidades Próprias, da Secretaria de Saúde do Paraná, o Hospital Infantil participa de uma auditoria cruzada com o Hospital do Trabalhador.

A primeira etapa da auditoria foi receber os profissionais do HT, em visita que aconteceu nesta terça-feira, 02 de maio, às dependências do Hospital Infantil.

A comitiva do HT, composta por 10 profissionais, dentre médicos e enfermeiros, integrantes do Núcleo da Qualidade, foi recebida pela diretoria do HI e participou de uma reunião de abertura, com apresentação geral da instituição. Na sequência os profissionais conheceram toda a unidade hospitalar e visitaram os setores, para se aprofundar em questões que fazem parte de um checklist padronizado pela SESA com foco nos protocolos de segurança do paciente da Anvisa.

De acordo com a Enfª. Elisangela Dalmaz Freitas, do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Infantil, essa auditoria cruzada entre os hospitais oferece a oportunidade das instituições terem um parecer externo de como estão trabalhando em relação à segurança do paciente. “É um ótimo recurso que temos para poder conhecer a realidade dos parceiros, bem como a troca de experiências e o comprometimento da alta direção”, acrescenta Elisangela.

A responsável pelo NQSP do Hospital Infantil, Dra. Adriana Blanco, ressaltou a importância da auditoria feita pelo Hospital do Trabalhador, enfatizando que a troca de experiências entre os hospitais contribui para a melhora das práticas diárias de segurança, e que refletem diretamente no atendimento aos pacientes. “ É uma ótima oportunidade de saber se estamos no caminho certo para proporcionar o melhor atendimento possível aos usuários do hospital, principalmente no que diz respeito a descobrir fragilidades e criar ferramentas eficientes para combatê-las” , conclui.

visita ht 2

Para o diretor geral do HI, Dr. Flávio Alcântara Schenfelder Salles, a visita foi um momento de troca de experiências e a oportunidade de repensar nos processos, apresentar os resultados obtidos e integrar equipes. “ São aprendizados que temos que valorizar e parabenizar a SUP pela iniciativa. Apoiamos e acreditamos que estas reuniões devem acontecer de forma regular com equipes diferentes e objetivos diversos pelo ganho que as pessoas e os processos vão atingindo." Destaca.

Na opinião da enfermeira Riciana do Carmo Calixto Truppel, do Núcleo de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar do HT, estas são experiências que permitem manter ou realinhar os processos de trabalho, planejamento e controle nas atividades gerenciais, assistenciais e na educação e qualificação dos recursos humanos das instituições. “Conhecer e estar mais próximo da realidade do Hospital Infantil confirmou que as diferenças existentes entre as instituições nos aproximaram para o amadurecimento das equipes e realizar o benchmarking com mais propriedade.” Ressaltou Riciana, que também fez agradecimentos a toda a equipe do HI, pelo acolhimento e carinho com que foram recebidos.

A próxima etapa da auditoria cruzada será a visita dos profissionais do HI ao Hospital do Trabalhador, no dia 9 de maio. O processo de auditorias cruzadas entre os hospitais da rede própria do Estado tem previsão de término em junho de 2017.



Últimas Notícias