Hospital Infantil presta atendimento em fisioterapia a pacientes ambulatoriais 18/06/2010 - 16:00


sala de fisioterapia

Depois de seis meses de assistência a alta e média complexidade – desenvolvida com pacientes de setores de internação, os fisioterapeutas do Hospital Infantil Waldemar Monastier passam a atender a pacientes do ambulatório.

Há pouco mais de um mês em atividade, durante maio, o setor de Fisioterapia realizou 55 procedimentos fisioterapêuticos em 11 pacientes com alterações ortopédicas ou neurológicas. Sendo 10 destes pacientes residentes em Campo Largo.

Do total de procedimentos realizados 72% foram relacionados a alterações motoras, 16% ao comprometimento cognitivo e 9% a desordens do desenvolvimento neuro motor.

“A assistência à baixa complexidade em fisioterapia no Hospital Infantil se dá através de atendimentos fisioterapêuticos ambulatorial aos pacientes que, mesmo em alta hospitalar, ainda necessitam de acompanhamento, ou àqueles pacientes encaminhados pelo ambulatório de especialidades médicas do HRI”, destaca a fisioterapeuta responsável pelo setor, Ana Carolina Simão.

De acordo com ela, o grande número de casos de alterações posturais – como cifose, escoliose e lordose, possibilitou a formação de um “Grupo de Postura”. O objetivo é reunir crianças e adolescentes – pacientes do HRI, para realizar sessões de fisioterapia em conjunto. “Isso torna a terapia mais agradável e lúdica para os pacientes”, finaliza.

Internação – Dados dos dois últimos meses mostram que houve crescimento no número de atendimentos na enfermaria, Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em abril do total de pacientes admitidos, 41% receberam atendimento fisioterapêutico. Já em maio, a porcentagem de assistidos foi de 60,1%.

Dos 1473 atendimentos do último mês, 57% foram em pacientes neonatos e 34% envolveram pacientes com transtornos respiratórios.

Últimas Notícias