Hospital Infantil promove ação para estimular as notificações de incidentes 20/06/2016 - 15:00

Nos dias 16 e 17 de junho, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Infantil preparou uma ação para que todos os colaboradores percebam a importância da notificação de incidentes para garantir a segurança do paciente atendido na instituição.

Através de painéis colocados no refeitório, quem chegava ao local era estimulado a fazer a leitura das telas e refletir sobre a importância da aplicação dos protocolos e da notificação dos incidentes para minimizar erros e danos. A enfermeira do Núcleo Elisangela Dalmaz Freitas explica que as notificações são fundamentais para que as falhas sejam analisadas e estratégias de melhoria sejam implantadas. “A comunicação das falhas através da notificação não tem caráter punitivo, mas sim de aprendizado para melhorar a qualidade do serviço”, reforça.

Segurança

O técnico de enfermagem Márcio José Marques conta que as notificações melhoram a rotina de trabalho. “Já fiz algumas notificações e recebi as respostas. Após a comunicação da falha, o trabalho melhorou”, conta.

Com a identificação e análise das falhas é possível ajustar os processos, adequar os protocolos e criar novas barreiras para minimizar os erros. Qualquer colaborador pode preencher a ficha de notificação de incidentes, que está disponível nas caixas de notificação instaladas em vários pontos do hospital. Todos os dias úteis, a equipe do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente faz a coleta das fichas, analisa e encaminha as notificações para o responsável.

Notificação

A técnica de enfermagem Adelita B. da Silva, colaboradora do Centro de Imagens, diz que acredita que a cultura da qualidade e segurança do paciente traz melhorias para o processo de trabalho. “As melhorias trazidas com o processo de acreditação hospitalar como a notificação , quando bem aplicadas, tem como objetivo garantir a qualidade e a melhoria contínua dos processos assistenciais e de gestão. Com isso todos saem ganhando”, ressalta.

A coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Dra. Adriana Blanco, destaca que para reduzir e evitar os incidentes é preciso saber que eles estão acontecendo para que sejam criadas alternativas preventivas para garantir a segurança do paciente. “Devem ser notificados principalmente os fatos que possam trazer dano ao paciente para que as ações preventivas sejam colocadas em prática e todos sejam beneficiados”, explica.

A farmacêutica Larissa Comarela destaca que a notificação é uma das melhores ferramentas implantadas no hospital. “Antes, tínhamos muitos problemas de comunicação, os processos não funcionavam e as pessoas não aceitavam discutir os problemas. A notificação veio para mostrar que todos estão sujeitos ao erro, e que com a notificação é possível encontrar soluções e melhorar o atendimento”, conclui.

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