Hospital Infantil realiza a 1ª Jornada da qualidade 28/09/2017 - 16:40

Jornada da qu

O evento que aconteceu nos dias 26 e 27 de setembro contou com participação de funcionários e visitantes de outros hospitais do Estado, de Curitiba e Campo Largo, além de representantes da Secretaria de Estado da Saúde - SESA, Secretaria MunicIpal de Saúde de Campo Largo, CELEPAR, COREN-PR e estudantes da área.

O tema central da jornada nesta primeira edição foi “Segurança sempre em alta”, e nesta temática buscou apresentar diversos trabalhos desenvolvidos na instituição em prol da segurança do paciente.

A jornada teve início com uma apresentação do diretor Geral da Instituição, Dr. Flávio Salles, que falou sobre segurança do paciente e dos protocolos que norteiam as atividades do hospital, ressaltando os pontos positivos alcançados e reconhecendo o trabalho das equipes que tem se empenhado na institução.

A primeira palestra do evento foi feita pela enfermeira Mariane Cavalheiro, que possui um vasto currículo na área, sobre a importância do profissional na segurança do paciente, onde abordou detalhadamente sobre os requisitos necessários e que possibilitam ao profissional, melhores resultados na assistência.

Na sequência, a Enfermeira Izabela Linha Secco apresentou um case de sucesso na instituição sobre Epidermólise Bolhosa, um grupo de doenças não contagiosas de pele, de caráter genético e hereditário, cuja principal característica da forma congênita é o surgimento de bolhas, principalmente nas áreas de maior atrito e nas mucosas.

A mesa redonda do dia foi coordenada pela farmacêutica Larissa Comarella, que abordou o Protocolo institucional de Cadeia Terapêutica Medicamentosa, na prática.

Participaram da mesa a Dra. Lorena Asami e a Enfermeira Taine Costa, que explanaram de diferentes perspectivas a aplicação deste processo, unindo as áreas assistenciais sob o funcionamento do protocolo.

O primeiro dia foi encerrado com a exibição da peça “ Certo ou errado”. Com elenco e roteiro montados na própria instituição a peça é contada em dois momentos, sendo que o primeiro é um caso de práticas que levam a erros e, sobretudo, danos ao paciente. No segundo momento a peça demonstra como deve ser o atendimento ao paciente na forma ideal e correta, desde o momento em que o paciente chega até a cirurgia. Uma divertida comédia que teve, na plateia, até alguns pacientes, que vieram especialmente para o momento da peça.

O segundo dia teve início com a palestra da Diretora de enfermagem, Enfª Regiane Decól de Souza, apresentando o case de sucesso: Processo de elaboração e implantação da SAE – Sistematização da Assitência de Enfermagem. Na ocasião, Decól relembrou de todas as fases durante o processo que culminou na elaboração de um manual inédito e que servirá de base para toda a área de enfermagem da instituição. Regiane ainda parabenizou toda a equipe envolvida neste processo.

A segunda mesa redonda do evento foi coordenada pelo Enfermeiro Dérik Almeida, com o tema: “ Pré e pós Palivizumabe no Hospital Infantil”. Um imunobiológico que previne a infecção pelo vírus sincicial respiratório, destacando também o fato do Hospital Infantil ser um dos polos de aplicação no Estado do Paraná. Participaram da mesa a Dra. Andréia Cecatto e a fisioterapeuta Elis Renata Fillus.

A última palestra do evento foi ministrada pela Enfermeira Elisângela Dalmaz Freitas, que apresentou a atualização do Protocolo de Cirurgia Segura do Hospital Infantil Waldemar Monastier. Ao término da palestra foi apresentada a nova ferramenta inovadora, chamada Linha da cirurgia segura, que consiste em determinar algumas estações em que os profissionais farão uma interação com o paciente, confirmando todos os itens que podem garantir que a cirurgia seja segura. Na penúltima estação, um trenzinho construído por um funcionário do hospital, levará o paciente da Enfermaria para o Centro Cirúrgico. Uma ação que visa, dentre outras coisas, proporcionar mais um elo de humanização. Na estreia, a diretora de Enfermagem Regiane Decól conduziu o trem para o auditório, e a primeira passageira foi a paciente Emily Vitória de Oliveira, de apenas 4 anos, que se apaixonou pela novidade. Foi um momento de comoção durante o evento.

Antes do encerramento o Enfermeiro Emanoel Severo, do Hospital Santa Cruz, de Curitiba, encantou a todos com o Stand up “Tio do busão”, que em meio a muita descontração arrancou risos da plateia, ao usar o humor para tratar de um tema sério, a higienização das mãos.

Imagens do evento:


DrFlavio
Diretor Geral do HI - Dr. Flávio Salles

Deroração
Decoração do Hall de entrada

Mariane
Palestrante Mariane Cavalheiro

Isabele Linha Secco
Enfermeiras Isabella Seco e Regiane Afonso

Mesa redonda
Mesa redonda - Dra. Lorena Asami, Enfª Taine Costa e Farm. Larissa Comarella

jornada
Fiso. Ana Simão, Dra Andreia Cecatto, Fisio. Elis Renata Fillus  e enf. Dérik Almeida


Trem
Chegada do trem: Projeto Linha da cirurgia segura

Elis
Drª Marli Perosin e Enfª Elisangela Freitas

Tio do busão
Enf. Emanoel Severo - Stand up: Tio do busão

Participantes
Participantes do evento no encerramento




Últimas Notícias