Hospital Infantil recebe a 1ª Semana de Enfermagem dos Hospitais Próprios 15/05/2013 - 09:00
Além de valorizar os profissionais da área a 1ª Semana de Enfermagem dos Hospitais Próprios tem o objetivo de orientar e conscientizar os enfermeiros com relação à sistematização, diagnóstico, prescrição e segurança dos pacientes atendidos pelas instituições de saúde.
O diretor geral do Hospital Infantil Waldemar Monastier Luiz Renato de Azevedo destacou a importância do evento e do apoio da Superintendência das Unidades Próprias para que os hospitais possam prestar um atendimento de qualidade. “Para nós é uma honra receber o evento que homenageia toda a equipe de enfermagem que exerce com tanta dedicação seu trabalho dentro dos hospitais. A enfermagem é muito mais que uma profissão, é uma missão”, destacou.
Durante a abertura do evento o Superintendente das Unidades Próprias da Secretaria de Estado da Saúde Dr. Charles London, ressaltou que o Governo do Estado vêm desenvolvendo diversos esforços para melhorar o atendimento oferecido à população. Segundo ele, a previsão é que sejam investidos mais de R$ 30 milhões em obras de reformas e ampliações dos Hospitais da Rede Própria, e mais R$ 18 milhões para a compra de equipamentos. Dr. Charles disse também que a Superintendência investe constantemente na qualificação dos serviços, e que uma das maiores conquistas foi a criação da função de Diretor de Enfermagem nos hospitais. “Nosso foco é investir na qualidade, e para isso valorizamos muito o profissional da enfermagem que merece toda a nossa atenção”.
Eduardo Neri da Rocha, diretor de enfermagem do HI disse durante o evento que os profissionais da área da enfermagem precisam investir em formação e em qualificação para que a profissão seja cada vez mais valorizada. “A sistematização da assistência em enfermagem vêm melhorando nossas rotinas de trabalho. Hoje temos um trabalho organizado, baseado em processos que garantem a qualidade e a segurança do profissional e do paciente”.
A diretora de enfermagem do Hospital Regional de Ponta Grossa e Coordenadora do Grupo de Trabalho da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) dos Hospitais Próprios da Secretaria de Estado da Saúde Vera da Maia destacou que a criação do grupo de trabalho é uma conquista de todos os profissionais da enfermagem. “Ao longo deste trabalho vamos estabelecer os diagnósticos de enfermagem em todas as unidades, respeitando a característica de cada unidade. Nosso objetivo é buscar uma enfermagem sólida, com qualidade na assistência”, destaca.
O Brasil conta hoje com 1 milhão e 500 mil profissionais de enfermagem que representam 50% da mão de obra em serviços de saúde. A enfermeira da Secretaria Estadual de Saúde e representante da Associação Brasileira de Enfermagem Maria Goretti David Lopes disse que os profissionais precisam se unir para valorizar a profissão e trabalhar de forma organizada como base na ética. “Os profissionais da enfermagem formam uma grande força. Precisamos trabalhar unidos, com foco nos princípios éticos, sem esquecer de buscar cada vez mais qualificação”, concluiu.