Hospital Infantil recebe prêmio no Coren Premia 2019 31/05/2019 - 14:40

Coren Premia 2019

O Coren Premia é um evento promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Paraná para homenagear, destacar e reconhecer o trabalho de profissionais da área. São três modalidades de premiação: Destaque, Reconhecimento e Homenagem. No ano de 2018 o HI recebeu o prêmio na categoria “destaque”, pelo projeto de Elaboração e implantação do Módulo da enfermagem, na plataforma GSUS, através da elaboração do Manual de Diagnósticos e prescrições de Enfermagem.


Neste ano o HI recebeu o prêmio pelo projeto da “Linha Segura”, que visa promover a segurança do paciente em todas as etapas do atendimento cirúrgico, que envolve desde a consulta inicial pré-operatória, no ambulatório, até o momento da alta hospitalar.


O prêmio foi entregue em evento especial, no dia 21 de maio, e foi recebido pela Diretora de Enfermagem, Enfª Regiane Decól de Souza, a Enfª Elisangela Dalmaz Freitas e Enfª Solange Moreira Vieira.


De acordo com a Enfª Elisângela Dalmaz Freitas o projeto foi inscrito na modalidade de destaque pois foi inovador e promotor da segurança do paciente e que apesar de ainda precisar de alguns ajustes o projeto foi genuíno e é utilizado como modelo e exemplo para outras instituições.


O projeto foi muito elogiado e ficou conhecido através do PROADI-SUS, e mereceu a inscrição como destaque no Coren Premia deste ano. ”Concorremos em 79 inscritos e dentre esses apenas nove foram contemplados, isso foi mérito de toda a equipe idealizadora e de nossa Instituição por todo apoio ofertado” disse Elisângela.


Para a diretora de Enfermagem Regiane Decól, foi gratificante a homenagem para a instituição, considerando que esse é o segundo ano consecutivo em que o hospital é contemplado na modalidade Destaque, evidenciando a dedicação e comprometimento das equipes de Enfermagem do HIWM. “O Projeto Linha Segura foi desenvolvido no momento de revisão do protocolo de Cirurgia Segura na instituição, onde pensamos em garantir de maneira assertiva, além de, divertida, maior segurança para o nosso público infantil e de fato o “TREM” foi um sucesso para os nossos pacientes", afirma Decól.

 


Suelen Filetti Martins é coordenadora do Centro Cirúrgico do HI e uma das idealizadoras do projeto da linha segura, Suelen conta que todas as equipes envolvidas em cada etapa contribuíram com sugestões e propostas de trabalho, que resultaram num trajeto seguro para o paciente. “Todos os envolvidos estão de parabéns pela dedicação na elaboração do projeto. Investimos um bom tempo para chegarmos na linha segura, mas agora acredito que os pacientes serão os mais beneficiados”, disse Suelen.


 

Projeto Linha Segura


A linha da cirurgia segura é inspirada no trajeto de uma linha de trem e em suas estações de parada, para este projeto foram criadas quatro estações, e em cada uma delas as orientações para os responsáveis pelos pelos pacientes, conforme a etapa.


A primeira estação, localizada na recepção do ambulatório, é destinada a instruções iniciais referentes ao agendamento cirúrgico:

COREN Premia 2019



A estação 2 está localizada na recepção do internamento, momentos antes da admissão na enfermaria. Nela são checadas informações sobre a identificação e cadastro do paciente:

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4
Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4

CorenPremia 2019


Na terceira estação o paciente já está internado. Informações sobre a identificação do paciente são checadas novamente, além de quadros alérgicos e se houve esclarecimento suficiente sobre a cirurgia. Também é conferida a demarcação do local exato da cirurgia:


CorenPremia2019



Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4

A quarta e última estação fica no centro cirúrgico e busca garantir que as informações anteriores foram checadas:


CorenPremia2019


Trem da Linha segura construído na marcenaria do Hospital Infantil que leva o paciente da Enfermaria para o Centro Cirúrgico.


TremCirurgia Segura



Últimas Notícias