Hospital Infantil sedia a reunião mensal da REBRAENSP 13/12/2016 - 08:50

RebraenspMateriaDecember2016HI

A reunião aconteceu na tarde da sexta-feira (09), no auditório do Hospital Infantil, e contou com a participação de funcionários do Hospital, membros da REBRAENSP e visitantes de outros hospitais. Na pauta da reunião estavam a apresentação da rede e uma abordagem sobre a segurança do paciente às instituições de saúde do município de Campo Largo, principalmente àquelas que estão iniciando suas atividades com a formação de Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente.

A Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente surgiu em 2008, por iniciativa da Organização Pan Americana de Saúde OPAS. Tem por objetivo disseminar a cultura de segurança em todas as instâncias, desde a saúde básica até os estabelecimentos que atuam em maior complexidade, bem como as instituições de ensino em saúde. Também tem como seus objetivos auxiliar essas organizações, públicas ou privadas, a estabelecer o Plano Nacional de Segurança do Paciente, seja no ensino ou na assistência.

A REBRAENSP é formada por polos e núcleos, estando presente em quase todos os Estados brasileiros. No Paraná a Rede tem seu Polo situado em Curitiba e um Núcleo em Londrina. A missão do Polo é coordenar todas as ações da Rede no PR e apoiar as atividades dos membros. As reuniões do Polo são mensais e ocorrem na última sexta feira de cada mês na sede da ABEN PR.

De acordo com a presidente estadual da REBRAENSP, a Enfermeira Eliane Sanches Maziero, a reunião foi trazida à Campo Largo por solicitação dos próprios membros da Rede que normalmente comparecem às reuniões mensais. “ O objetivo agora é fazer reuniões itinerantes, onde cada estabelecimento possa compartilhar as atividades e também auxiliar os demais", ressalta Maziero.


Últimas Notícias