Hospital celebra a semana da enfermagem com programação especial
24/05/2017 - 16:40

Semanaenfermagem2017

O dia internacional do enfermeiro é comemorado no dia 12 de maio e o dia do auxiliar e técnico de enfermagem é comemorado no dia 20 de maio. No hospital Infantil as datas escolhidas para celebrar e homenagear as equipes de enfermagem foi nos dia 18 e 19 de maio.

Para a semana da enfermagem do HI o hospital recebeu uma decoração especial no refeitório, com a logo criada para a ocasião. O painel próximo à rampa central recebeu o cartaz da semana e fotos dos profissionais, com suas equipes nos setores. Também foram preparados vídeos institucionais homenageando a categoria.

Para que a semana acontecesse foi necessário um trabalho de esforço conjunto, de diversos setores do hospital, que se uniram para acertar cada detalhe dos preparativos para que nos dois dias de evento tudo desse certo, incluindo direção geral, administrativa e de enfermagem.

Teatro

Para o projeto idealizado pela direção de enfermagem, a Enfª Regiane Decól de Souza convidou representantes de cada setor assistencial para participar de uma peça teatral, que teve início com a apresentação do filme Hipócrates, em seguida a peça foi elaborada e aprimorada em cada ensaio, pelos próprios participantes, intitulada: “Certo ou Errado”, que abordou duas situações no processo de atendimento ao paciente. Na primeira encenação os atores dramatizaram, com muito humor, todo o caminho percorrido por uma família para ser atendida, desde o trajeto para chegar ao hospital, num ônibus, até o momento da cirurgia. Nesta etapa tudo era feito de forma errada. De funcionários mal treinados e mal educados a médicos que pareciam não saber o que estavam fazendo. A descontração foi geral.

Na outra etapa, a intenção foi mostrar que o mesmo caminho percorrido pela família, para o atendimento da criança, poderia ser feito da melhor forma possível. Nesta fase, os funcionários, antes mesmo de chegar ao trabalho, já demonstravam interesse pelo hospital e com os pacientes. Todos os protocolos de segurança foram seguidos e finalmente o paciente foi submetido ao procedimento cirúrgico sem que tivesse tido algum problema.

Para o diretor geral do Hospital Infantil, Dr. Flavio Alcantara Schenfelder Salles, que esteve na abertura do evento, no dia 18, no auditório do hospital, e acompanhou a peça teatral, foi uma grande satisfação celebrar a Semana da Enfermagem, pois é uma equipe que atende de forma global e integrada o paciente e seu acompanhante, além do trabalho em conjunto com a equipe multiprofissional. “Num evento alegre e emocionante conseguiram transmitir todo o trabalho realizado na instituição, voltado ao atendimento centrado no paciente com foco na qualidade e segurança. Parabéns aos Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem que com muita dedicação atendem as crianças paranaenses.", declarou o diretor geral.

Para a Diretora de enfermagem, Regiane Decól de Souza, é importante destacar que o objetivo principal da atividade realizada em comemoração à Semana de Enfermagem no Hospital Infantil foi demonstrar para a própria equipe e demais categorias profissionais, o quanto é importante o trabalho executado pela enfermagem na instituição, além disso, demonstrar que a instituição como um todo busca aperfeiçoar-se a cada dia para melhor atender aos pacientes usuários do serviço.

A ideia do teatro surgiu exatamente com intuito de unir equipes de enfermagem de diversos setores, representando de forma real a diversidade de cada área e a importância do trabalho em conjunto, além da demonstração do trabalho das equipes no dia a dia do hospital.

Regiane conta que a proposta foi desafiadora, mas que a vitória se deu por conta dos profissionais que acreditaram, aceitaram a ideia e desempenharam um ótimo papel na peça teatral.

“Considero a enfermagem o coração do hospital, sendo essencial união e valorização entre os próprios profissionais, compreendendo a importância da atividade que cada um desempenha. Parabenizo toda EQUIPE DE ENFERMAGEM do HIWM pelo capricho no desempenho das atividades, cuidando com carinho e sabedoria das nossas crianças hospitalizadas”, finaliza.

A técnica de enfermagem Gilsimara de Fátima de Lara Rosa, da enfermaria Clínica, assistiu à peça e gostou muito da representação que foi feita, principalmente pelo envolvimento dos próprios colegas de trabalho. Para ela, um dos aspectos positivos, foi ter se identificado muito com tudo o que eles fazem de certo no dia-a-dia, seguindo os protocolos, e foi dramatizado. “Nos divertimos e rimos muito. Foi bem educativo”, conclui Gilsimara.

O evento na visão dos familiares e acompanhantes de pacientes

Para a senhora Maria Cecilia Viero, de Castro, no interior do Paraná. que esteve com a filha durante uma cirurgia no hospital, há dois anos, e estava acompanhando outra filha em uma consulta, aproveitou a oportunidade e compareceu no auditório para assistir a peça. Encantada com o que viu, procurou a diretora de enfermagem para dizer que foi exatamente daquela forma que os profissionais haviam procedido na ocasião da cirurgia, referindo-se ao método correto apresentado. “Minha filha fez a cirurgia aqui e é igualzinho ao lado certo que eles fizeram”, ressalta Maria. A declaração inusitada emocionou a diretora de enfermagem, que credita o depoimento ao empenho das equipes em seguir os protocolos e na busca em melhorar sempre, e, principalmente, na dedicação e preocupação com as crianças.

Um café especial, produzido pela cozinha do hospital, também foi servido entre as duas seções diárias da peça, completando o tributo feito às equipes da enfermagem.

Confira a galeria de imagens da Semana da Enfermagem 2017

Semanaenfermagem2017