Hospital lança novo protocolo de comunicação
11/10/2018 - 13:30

protocolo comunicacao

Com o lançamento do novo protocolo de comunicação, a instituição concluiu a implementação de todos os seis objetivos recomendados pelo Ministério da Saúde. Um projeto que se iniciou em 2013, com o protocolo de identificação do paciente, e de lá para cá, os outros protocolos foram devidamente desenvolvidos em campanhas internas e em treinamentos para os colaboradores.

O Lançamento aconteceu na tarde do dia 19 de março, no auditório do hospital, e contou com a presença dos funcionários e terceirizados, que ouviram sobre o propósito central do protocolo, que é melhorar a comunicação entre os profissionais de Saúde.

A apresentação foi feita pelo diretor geral do HI, Dr. Flávio Salles, que durante dois meses, liderou uma equipe de funcionários para a compilação do material necessário para o lançamento.

Em sua fala, o diretor destacou a importância do documento lançado no contexto dos demais protocolos, pois é através da comunicação efetiva entre os profissionais que se obtêm melhores resultados em cada um deles.

Apresentou também gráficos comparativos entre os anos de 2015 a 2017, em que se comprovou, pelo aumento do número de notificações internas devido a problemas de comunicação, a necessidade de uma resposta da instituição em resolver essa questão. “A transparência em admitir que temos algumas fragilidades só mostra o quanto amadurecemos, principalmente porque estamos trabalhando para corrigir eventuais divergências que surgem”, afirmou o diretor, que também diz ser este apenas o ponto de partida do protocolo e o começo de uma discussão que envolve todos os profissionais. “Estamos em fase de construção, e que depende da participação de todos”, destaca.

Para o lançamento do protocolo foi preparado, além do evento no auditório, material de divulgação que será distribuído através de email, grupos de whatsApp, cartazes espalhados pelo hospital, e fundo de tela para os computadores.

Com o intuito de reforçar o conteúdo do protocolo, o Núcleo de Estudo, Ensino e Pesquisa em Saúde – NEEPS, do HI, está elaborando um treinamento que será ofertado em doze oportunidades, em diferentes horários, para atender o maior número possível de colaboradores.

O protocolo poderá ser consultado na íntegra, via intranet do hospital.

Equipe trabalho
Equipe de trabalho que desenvolveu o protocolo

Cartaz Protocolo de comunicação
Material de divulgação com resumo do protocolo





Últimas Notícias