Hotelaria capacita equipes de trabalho 12/06/2013 - 15:10

O processo de higienização em um hospital é a melhor forma de manter o ambiente limpo, organizado e principalmente livre dos microorganismos. Para se chegar a estes resultados as boas práticas de limpeza são fundamentais.

Para capacitar as equipes da higienização, que fazem parte do setor de Hotelaria Hospitalar do HI, os profissionais participaram de um treinamento com as enfermeiras do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar (NUCIH) Meline L. E. Fonseca e Elisangela Dalmaz Freitas que reforçaram a importância da limpeza terminal, que é realizada após a saída do paciente, seja por alta, óbito ou transferência, e a limpeza terminal setorial (manutenção), realizada nas unidades fechadas, que tem o objetivo de manter o padrão de limpeza. “Durante o treinamento mostramos aos profissionais que a limpeza terminal é uma higienização completa, e quando e como ela deve ser feita destacando a importância de manter os ambientes limpos para proteger as equipe de trabalho e os pacientes da infecção hospitalar” destaca Elisangela.

Treinamento

A chefe do setor de Hotelaria Hospitalar Patrícia Leite de Meira explica que o objetivo do treinamento é melhorar ainda mais a limpeza terminal no hospital. “Para que o trabalho seja realizado com eficácia treinamos uma equipe específica para realizar a higienização terminal. Como se trata de uma desinfecção é preciso ter cuidado para que todo o ambiente, do teto ao chão seja limpo para que a desinfecção assegure a segurança do paciente”, explica. Esta equipe está treinada, conhece as técnicas, e também trabalha de forma organizada para fazer um revezamento para que o trabalho não seja interrompido, já que a limpeza terminal precisa ser concluída no mesmo dia.

Os higienizadores também participaram do treinamento de Simulação de Contaminação que mostra se a higiene de objetos e ambientes está sendo feita de forma correta. Primeiro foi aplicado de um gel em objetos e no ambiente. Na seqüência os colaboradores fizeram a limpeza. Para perceber se o trabalho foi realizado corretamente os ambientes e objetos foram iluminados com uma luz negra. Se o processo de limpeza não tiver sido feito corretamente, os pontos que não foram contemplados ganham destaque em contato com a luz. A enfermeira do NUCIH Meline L. E. Fonseca destaca que o simulador faz com que o colaborador perceba como o trabalho está sendo realizado e onde existem falhas. “Nosso objetivo é prevenir e reduzir as infecções hospitalares e para isso, o trabalho dos higienizadores é fundamental. Com esta simulação eles percebem onde precisam melhorar”, destaca. 

Treinamento

Patrícia Leite de Meira já comemora os bons resultados alcançados após o treinamento. “A equipe é muito dedicada é já é possível perceber que a limpeza está mais eficiente e organizada. O trabalho desta equipe é muito importante e para que seja desenvolvido com sucesso precisa do apoio dos profissionais dos setores”, destaca.

Para melhor a qualidade e a segurança durante o processo de trabalho, o setor de Hotelaria Hospitalar está investindo em equipamentos mais modernos, específicos para a limpeza em área hospitalar que tornam o trabalho mais rápido, ergonômico e seguro.


Últimas Notícias