I Mostra Multiprofissional em Neonatologia 29/11/2016 - 11:00

A I Mostra Multiprofissional em Neonatologia, que aconteceu no último dia 22, no auditório do HI, fez parte das comemorações do aniversário da UTI Neonatal do Hospital Infantil, que está completando neste mês de novembro 7 anos de atividades, e teve como tema: “UTI Neonatal – há sete anos construindo juntos uma Unidade de cuidado e carinho”.

As metas do evento foram destacar a importância do trabalho individual no fortalecimento da equipe da UTI, fomentar, valorizar e incentivar o saber, ensino, pesquisas na área da neonatologia e o desenvolvimento de produção científica, bem como evidenciar o trabalho que vem sendo desenvolvido na unidade. Também foram apresentadas tecnologias em saúde, utilizadas no cuidado ao recém-nascido.

A mostra teve a abertura oficial com a fala da Dra Silmara Possas, responsável técnica da UTI Neonatal do HI, que falou sobre a evolução que a unidade teve ao longo dos sete anos e a maturidade alcançada na assistência, principalmente em relação aos pacientes e familiares de todo o Paraná. De acordo com a Dra. Silmara o reconhecimento da instituição se refletiu na participação do público interno, que lotou o auditório para a abertura da Mostra. “ Graças aos 20 leitos fazemos a diferença para bebês das mais diversas cidades. O atendimento de excelência multidisciplinar nos diferencia no cenário atual da saúde pública.” Ressalta Dra. Silmara.

Na sequência o diretor geral do Hospital Infantil, Dr. Flávio Salles, parabenizou e fez agradecimentos à equipe, construindo uma reflexão sobre a importância que a UTI Neonatal tem para o hospital, uma vez que a visão da instituição é ser reconhecida como referência em Neonatologia, principalmente por manter 20 leitos ativos, sendo um grande benefício às famílias que são atendidas pelo SUS e no contexto da oferta de leitos em escala estadual. Em sua fala, o diretor ainda ressaltou que a riqueza dos trabalhos produzidos e expostos mostra o quanto as equipes tem obtido ganhos profissionais e pessoais, que são levados para suas carreiras. “Os diversos prêmios ganhos pelos profissionais da UTI Neonatal, em congressos e feiras em todo o Brasil, com projetos desenvolvidos aqui, é o reflexo de uma unidade que produz resultados” finaliza o diretor.

A coordenadora da UTI Neonatal, a Enfermeira Regiane Queiroz Afonso, também teve seu momento de agradecimentos e elogios aos profissionais de diversas especialidades que compõe a equipe, “Agradeço de modo especial a toda a equipe técnica e multiprofissional que construiu esta história e que continua, diariamente, focada sempre no atendimento de qualidade aos recém-nascidos e família” destaca Regiane, que também agradeceu imensamente a todos que contribuíram para que o evento se realizasse, incluindo a equipe de hotelaria hospitalar e Serviço de comunicação do Hospital.

PREMIAÇÃO DE TRABALHOS

BannerNeo

A mostra científica contou com 16 trabalhos apresentados no formato banners, dos quais três foram premiados com Menção honrosa:

- Primeiro lugar: “Assistência de enfermagem em UTI Neonatal a recém-nascido com ictiose lamelar: Relato de caso”;

- Segundo lugar: “Avaliação tecnológica e clínica de protetores nasais empregados na ventilação não invasiva de recém-nascidos”;

- Terceiro lugar: “Conversando com pais e acompanhantes de uma Unidade de Intensiva Neonatal: Relato de experiência”.

MOSTRA FOTOGRÁFICA

MostraFotosNeo

A Mostra fotográfica idealizada pela fisioterapeuta Beatriz Maynardes, contou com a participação do fotógrafo Luiz Felipe Magalhães, e teve como tema “Sonhos em cores: bebês da UTI Neonatal”. As belas imagens trabalhadas pelo fotógrafo encantaram o público e remeteram ao desejo de futuro para os recém-nascidos assistidos pela UTI Neonatal.

MOSTRA TÉCNICA

TecnoNeo

A Mostra técnica chamou a atenção ao cenário real de um leito de UTI Neonatal. Profissionais do setor apresentaram a rotina diária da equipe, e, principalmente, das tecnologias utilizadas no atendimento.

DECORAÇÃO

DecoracaoCortinas

As cortinas que decoraram o ambiente Foram montadas pelas profissionais da sala de coleta de leite humano, com fotos que as mães dos pacientes entregaram a elas ao longo dos sete anos, como forma de carinho e agradecimento.

Neovideos

Um vídeo com depoimentos de mães de pacientes atendidos na unidade foi exibido no auditório, gerando comoção ao público. O outro vídeo apresentou a técnica da hidroterapia, um trabalho desenvolvido pela fisioterapia, na UTI Neonatal.

Galeria de imagens do Evento

Direcao