Informação faz bem 09/07/2010 - 14:30
As informações que os pais têm fazem toda a diferença no desenvolvimento dos filhos.
Não é só dinheiro e muito menos o grau de escolaridade. O que vai fazer diferença para o desenvolvimento do seu filho são as informações que você tem.
Pesquisadores da Universidade de Nova York (EUA) entrevistaram 2.089 mães e seus filhos, visitando suas casas quando as crianças tinham 14, 24 e 36 meses. Eles observaram o repertório de informações das mães e seu uso durante a interação com os filhos, a renda per capita da casa etc. Quanto mais dados tinham as mães, mais espertas eram as crianças.
Sérgio Schmidt, professor de neurofisiologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, explica porque informação é um diferencial: “A criança tem de se apropriar dos dados que estão no ambiente para assimilá-los e acomodá-los. Quanto mais faz isso, mais estruturas cerebrais cria. Por exemplo: quando a mãe lê um livro, a criança assimila e acomoda a história no cérebro. No dia seguinte, ela deve contar a história de modo diferente, com novos personagens. Assim a criança questiona, interage mais”, diz. Isso vale para todas as atividades.
Para ajudar seu filho a se desenvolver melhor, procure informações em livros, revistas, sites e converse com outras mães.