Laboratório do HI completa dois anos de funcionamento 17/09/2012 - 16:30

No mês de setembro, o Laboratório do Hospital Infantil Waldemar Monastier completa dois anos de funcionamento. Em média, são realizados 8 mil exames por mês, os quais são fundamentais para o diagnóstico de cada paciente. A coordenadora do laboratório do HI, Anny Martini, destaca que os exames são essenciais para auxiliar o corpo clínico, já que em alguns casos, os profissionais de saúde se deparam com sintomas relacionados com algumas causas que só podem ser identificadas através de exames laboratoriais. “Em algumas situações, a análise laboratorial detecta a presença de uma patologia no paciente antes mesmo que ocorra a manifestação clínica. Com o resultado, o médico pode agir de forma rápida, proporcionando o tratamento precoce”.

Com uma equipe composta por sete bioquímicos, três técnicos de laboratório e uma técnica de enfermagem, o Laboratório do HI funciona 24 horas. Em situações de urgência ou mesmo na rotina do hospital, o médico solicita exames para confirmar ou excluir o diagnóstico. A equipe do laboratório recebe a amostra e trabalha para que o resultado seja divulgado o mais rápido e o mais preciso possível.

Equipe

O laboratório é equipado com tecnologias avançadas para atender os pacientes com rapidez, precisão e confiabilidade. Exemplo disso é a utilização de um equipamento de qualidade, que conta com a metodologia de Química Seca, que dispensa o uso de água em todo processo de análise clínica, oferecendo mais agilidade e segurança no resultado final.

Laboratório

Anny Martini destaca que nesses dois anos é possível perceber a evolução do setor, não apenas no que diz respeito à qualidade, mas também na forma de trabalho. “Hoje temos um controle rígido de todos os processos e todos os procedimentos são registrados. Nosso controle de qualidade é rigoroso, tanto na avaliação interna como na externa. No ensaio de proficiência (ferramenta de avaliação da confiabilidade dos resultados), o hospital alcança todos os meses resultados acima de 90%”, destaca. “A evolução também é evidente na implantação do sistema GSUS, o que otimizou muito todo o processo e a  visualização dos resultados dos exames pelo corpo clínico. No passado, os resultados eram impressos e entregues em cada setor, hoje já é possível a visualização online de todas as análises laboratoriais. Temos, em um futuro próximo, a implantação de interfaceamento dos equipamentos do laboratório com o sistema GSUS. Com isso, haverá um ganho enorme de tempo em relação à liberação das análises, sem falar, na diminuição de erros de digitação, o que é uma das principais  causas de retrabalho”.

Os bons resultados do Laboratório só foram conquistados graças ao comprometimento de todos os profissionais do setor. “Hoje, como temos que cumprir muitos procedimentos, é fundamental contar com uma equipe unida e comprometida com a busca pela excelência”, conta Anny. Prova do empenho da equipe é a preocupação com a busca pelo conhecimento.  Uma vez por mês, um dos servidores prepara uma aula interna para toda a equipe. “Nossos profissionais são estimulados a continuar estudando sempre, com o intuito de aprimorar o conhecimento. Esta aula interna faz com que a equipe passe por uma reciclagem permanente no conhecimento, visando sempre a melhoria contínua dos serviços prestados”, finaliza Anny.


Últimas Notícias