Lançada a 1ª Versão do Manual de Registro do Paciente 28/09/2012 - 16:50
A partir de agora, todos os colaboradores do Hospital Infantil Waldemar Monastier envolvidos no atendimento do paciente dentro da instituição, tem o auxilio do Manual de Registro do Paciente, uma ferramenta oficial de procedimentos que apresenta de forma clara a regulamentação da utilização dos documentos que compõem o prontuário único do paciente.
A enfermeira Rosaine Aparecida Kritski de Oliveira, do Serviço de Auditoria do HI explica que este manual visa dar diretrizes para a equipe multiprofissional, relacionada aos documentos que compõem o prontuário de pacientes internados. “Com esta regulamentação espera-se o aprimoramento da assistência proporcionando a qualidade e a continuidade no atendimento realizado dentro do HI”.
A enfermeira Rosaine Aparecida Kritski de Oliveira, do Serviço de Auditoria do HI explica que este manual visa dar diretrizes para a equipe multiprofissional, relacionada aos documentos que compõem o prontuário de pacientes internados. “Com esta regulamentação espera-se o aprimoramento da assistência proporcionando a qualidade e a continuidade no atendimento realizado dentro do HI”.
Enfermeira Rosaine Aparecida Kritski de Oliveira
Um prontuário organizado não traz benefícios apenas para o paciente, mas auxilia também o profissional e a instituição de saúde. Para o paciente, o prontuário possibilita que o atendimento e o tratamento sejam realizados de forma rápida e eficiente. Para os profissionais, garante o registro histórico dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos realizados. As informações também facilitam o trabalho dos demais profissionais, permitindo continuidade ao atendimento do paciente. No caso da instituição de saúde, o prontuário do paciente mostra o padrão de atendimento oferecido. Em todos os casos, é um instrumento de consulta ética e jurídica.
O diretor técnico do HI, Leonardo Cavadas, ressaltou a importância do comprometimento da equipe com o preenchimento correto, legível e claro do prontuário, além do registro de toda a assistência prestada pela equipe multidisciplinar do hospital ao paciente. “O prontuário do paciente é um documento onde, através das informações ali registradas, é possível estabelecer uma comunicação eficaz entre a equipe de saúde”.
O diretor técnico do HI, Leonardo Cavadas, ressaltou a importância do comprometimento da equipe com o preenchimento correto, legível e claro do prontuário, além do registro de toda a assistência prestada pela equipe multidisciplinar do hospital ao paciente. “O prontuário do paciente é um documento onde, através das informações ali registradas, é possível estabelecer uma comunicação eficaz entre a equipe de saúde”.
Dr. Leonardo Cavadas
Através dos dados contidos no prontuário é possível abastecer a Secretaria de Estado de Saúde e o Ministério da Saúde, com informações atualizadas sobre os tipos de atendimento realizados na instituição, explica o diretor geral do HI Luiz Renato Ribeiro de Azevedo. “Estas informações compõem um banco de dados que contribuem para a definição de propostas de saúde e estratégias de ações”, destaca.
O Manual de Registro do Paciente pode e deve ser consultado por todos os profissionais do HI e está disponível com os gestores de cada área e setor.
Treinamento dos funcionários