Mais saúde e diversão para as crianças nas férias escolares 12/07/2011 - 08:14

As férias escolares estão chegando e as mães já sabem que nesta época é mais difícil manter uma alimentação equilibrada devido à rotina desregrada da criançada. Estando em casa o acesso as guloseimas é mais fácil, portanto cabe as mães criarem alternativas atraentes e mais saudáveis para os pequenos. Esse cuidado com o cardápio das crianças deve ser diário, inclusive nas férias, pois segundo pesquisas, 28% das crianças brasileiras até os 5 anos de idade está acima do peso.

Dicas para uma boa alimentação

Tenha frutas picadas e guardadas em potes ao alcance das crianças. Morangos, gomos de tangerina, uvas, kiwi agradam a criançada e são ricos em vitaminas antioxidantes.

Não faça estoque de biscoitos e guloseimas em casa. Quanto maior for a oferta de guloseimas, mais a criança comerá esse tipo de alimento. Prefira oferecer cookies e rosquinhas integrais, que são encontrados em diversos sabores, desde aveia e mel até cacau e frutas vermelhas.

A granola é uma opção interessante para "beliscar". Prefira oferecer a granola ao seu filho do que biscoitos do tipo chips. Se a vontade de comer um salgadinho for grande faça pipoca em casa. A pipoca tem bastante fibra, importante para manter o bom funcionamento do intestino dos pequenos.

Prepare sua alimentação em casa, convide as crianças para participar da preparação do prato. Isto desperta o interesse pelos alimentos. Sanduíches naturais, acompanhados de suco, além de fáceis de preparar, são uma ótima pedida. Prefira pão integral e recheie com alface, tomate, queijo branco, frango recheado, pasta de soja ou tahine. Para incentivar que os pequenos comam, vale cortar o sanduíche com cortadores de biscoito no formato de animais ou flores.

Aproveite a folga das crianças e agende um piquenique. Leve frutas secas, salada de frutas, sanduichinhos integrais, sucos e chás gelados. Aproveite o contato com a natureza e converse com seu filho sobre a importância de preservar o meio ambiente.

Os pais devem dar o exemplo, de nada adianta falar para o filho comer frutas e salada se esses alimentos não fazem parte dos hábitos alimentares dos pais.

Não proíba, mas imponha limites. Escolha um dia para que as crianças possam escolher o cardápio, neste dia valem a pizza e até mesmo o hambúrguer.

Incentive que a criança mantenha uma atividade física. Entre em um acordo, estipulando que além de computador e videogame ela deverá brincar de bola, pique ou andar de bicicleta.

Últimas Notícias