Medicando Alegria celebra o Dia das Crianças com super-heróis e presentes no Hospital Infantil Waldemar Monastier 24/10/2025 - 14:54

O Mês das Crianças ganhou um significado especial no Hospital Infantil Waldemar Monastier, em Campo Largo. Na última sexta-feira (10), o projeto Medicando Alegria realizou uma ação repleta de arte, música e solidariedade, transformando a rotina hospitalar em um espaço mais leve.

Com apresentações de teatro, música e ação do grupo de voluntários, a atividade que fez parte da programação especial de outubro contou com a distribuição de bolas, que foram doações arrecadadas junto à comunidade e parceiros do projeto.

“Queremos que as crianças se sintam acolhidas, que tenham um dia melhor, diferente do habitual do hospital”, comentou Toto Lopes, idealizador do projeto, destacando a importância do contato humano e da presença de voluntários que doam tempo e energia para transformar o ambiente.

Entre os destaques da manhã estava a visita de super-heróis, que arrancou sorrisos e despertou a curiosidade das crianças. Ana Paula Ferreira Domingos, que há quatro anos se veste de Mulher-Maravilha, contou que conheceu o projeto por meio do artista Toto Lopes e desde então não deixou de participar. “É muito gratificante poder trazer alegria para crianças que passam por momentos difíceis. Se eu puder, quero continuar sempre”, afirmou.

Outro voluntário, Dagner Augusto Seguro, participa há cerca de 20 anos de ações solidárias e, quando pode, veste o uniforme do Batman. “O Batman não tem superpoderes, e na minha visão ele representa todos nós, as pessoas comuns que fazem o possível para ajudar. Fazer com que aconteça o sorriso de uma criança que está em um momento difícil, já é o suficiente”, disse.

Afeto também é remédio

Durante a visita, também foi possível sentir o impacto da ação nas famílias, que acompanham os pacientes em longas internações e relataram o quanto momentos como esse ajudam a aliviar o cansaço e a saudade de casa.

“Eles fazem o hospital parecer mais leve. Ver meu filho sorrindo de novo depois de dias difíceis é algo que não tem preço”, contou Juliane de Oliveira, mãe de Pablo, paciente que está internado desde abril.

Para Pablo de Oliveira, que inclusive estava completando 15 anos no dia 10 de outubro e que acompanha as visitas do projeto há meses, cada nova apresentação é um recomeço. “É importante, porque faz a gente esquecer um pouco que está no hospital. Quando vem outra criança nova, eu fico olhando para ver a reação dela, se ela vai rir, vai se surpreender. É muito legal.”

O projeto Medicando Alegria realiza ações ao longo do ano, especialmente nas datas comemorativas, e já prepara o especial de Natal, com contação de histórias e figurinos temáticos. Segundo a coordenação, a iniciativa seguirá em 2026 com o apoio de patrocinadores e colaboradores que acreditam na força transformadora da alegria.

“É isso que nos motiva, ver um sorriso onde antes havia preocupação. Alegria também cura”, finaliza Toto Lopes.

As apresentações acontecem sempre nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h nos ambulatórios, leitos, enfermarias e corredores do Hospital Infantil Waldemar Monastier. O projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Caterpillar, Cimento Itambé e ON Petro Combustíveis, e conta com a realização da Toto Artes, Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.

Sobre o Projeto Medicando Alegria

O Medicando Alegria está em sua terceira edição e leva alegria, magia e acolhimento a pacientes e familiares do Hospital Infantil Waldemar Monastier (HIWM), em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. Idealizado pelo artista Toto Lopes, o projeto utiliza arte, música, teatro, circo e contação de histórias, com a participação de mais de 20 profissionais. Empresas que atuam no regime de lucro real podem destinar parte do imposto de renda devido ao projeto e beneficiar milhares de famílias.