Medicando Alegria volta às atividades nesta quinta-feira (15) no Hospital Infantil Waldemar Monastier 14/02/2024 - 14:57

Por: Taianá Martinez

 

O projeto “Medicando Alegria” retorna às atividades nesta quinta-feira, 15 de fevereiro, às 8h00, no Hospital Infantil Waldemar Monastier (HIWM), em Campo Largo. Por mais um ano, o projeto vai levar diversão, emoção e brincadeiras aos familiares e aos pequenos pacientes internados.

O "Medicando Alegria" foi criado pelo artista paranaense Toto Lopes e leva nas manhãs de terças, quartas e quintas-feiras, apresentações com muita interação e bom humor a um dos maiores hospitais públicos de atendimento a crianças e adolescentes da região de Curitiba. Tudo acontece das 8 às 11 horas, nos dias de maior público de consultas e exames.

Os espetáculos são pensados para atender o Hospital - um lugar sensível, onde todo o cuidado e carinho é essencial - e são inspirados na cultura popular e em datas comemorativas, levando música, teatro e contação de histórias para os leitos, enfermarias e corredores.

 

Artes Cênicas - Técnicas do teatro, do circo e da música compõem as apresentações lúdicas que envolvem e encantam pessoas de todas as idades. O objetivo central do projeto é melhorar e alegrar o tempo de permanência das crianças no hospital com os espetáculos.

O criador do projeto explica que outra intenção do “Medicando Alegria” é contribuir para a humanização do atendimento hospitalar. “Percebemos o quanto é possível colaborar com o tratamento das crianças, medicando com alegria, com amor, com felicidade, medicando também com arte e com cultura. É a arte como ferramenta de humanização”, explica Toto Lopes.

Voluntariado - O “Medicando Alegria” começou há 14 anos com Toto Lopes, que voluntariamente percorria o HIWM realizando números circenses e artísticos. “O improviso é essencial. Em cada leito ou para cada criança, às vezes é necessário mudar o foco para intervir de uma forma especial”, conta o artista.

Atualmente, o projeto conta com um grupo de artistas que transforma o ambiente hospitalar em um lugar cheio de esperança e alegria. Estima-se que 50 mil pessoas de todo estado foram atingidas na edição passada do “Medicando Alegria”. A lei de incentivo e os patrocínios ajudaram a ampliar a atuação do projeto contratando artistas locais, fomentando a cultura da região.

Hospital - O Hospital Infantil Waldemar Monastier (HIWM), localizado no município de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, faz parte da rede de hospitais administrados pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde (Funeas) e se tornou referência no atendimento de pacientes pediátricos de alta e média complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

O hospital recebe pacientes de todas as cidades do Paraná e, segundo a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde, possui mais de 90 leitos, incluindo enfermaria, Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e UTIs Pediátricas.

Últimas Notícias