Módulo de prescrição de Nutrição traz mais segurança para os pacientes 29/10/2014 - 12:00

Módulo Nutrição

A alimentação adequada dos pacientes é fundamental para que o organismo receba todos os nutrientes necessários e mantenha ou recupere o estado nutricional, o que contribui para a recuperação clínica e a diminuição no tempo de internamento. Para garantir mais agilidade e segurança na prescrição e na preparação das dietas indicadas pelos médicos e nutricionistas, a equipe de Desenvolvimento da Celepar, em parceria com a Diretoria Técnica, Núcleo de Informática e Nutrição desenvolveu o módulo nutrição para que as prescrições dietoterápicas sejam informatizadas. O gestor do Núcleo de Informática do Hospital Infantil, Sergio Borcath explica que o módulo foi criado com propósito de oferecer segurança e assertividade em todos os processos que envolvem a prescrição dietoterápica. “A implantação deste módulo no GSUS é mais uma ferramenta para facilitar o trabalho das equipes e aumentar a segurança de nossos pacientes”.

A funcionalidade permite que a prescrição feita pelo médico ou nutricionista chegue automaticamente ao lactário e cozinha, onde serão gerados os mapas de preparo e os rótulos das refeições, dietas enterais e mamadeiras, onde constam todas as informações necessárias, inclusive os cálculos nutricionais das fórmulas produzidas. A partir dos dados, os profissionais da cozinha e do lactário produzem as dietas indivudualizadas para cada paciente. A nutricionista do Setor de Nutrição e Dietética, Roseli Cola, explica que anteriormente os rótulos eram preenchidos a mão a partir das informações contidas no "mapa de dietas".  “A prescrição informatizada reduz a possibilidade de erros, pois o preenchimento manual exigia uma concentração muito grande do colaborador que estava executando o trabalho, principalmente pela quantidade de rótulos preenchidos. Agora com a prescrição eletrônica, o processo ficou mais ágil e seguro para todos”, destaca. A cada mês, o lactário do hospital produz aproximadamente de 8 mil dietas e mamadeiras.

A diretora geral Marissol Bassil destaca que a implantação de mais um módulo no GSUS representa um avanço nas ações que buscam garantir a segurança nos processos. “O sistema é mais uma barreira para evitar os erros, mas a checagem da informação por parte da equipe é fundamental para garantir que os pacientes estão recebendo a dieta correta”, conclui.

O novo módulo está em operação e sempre que necessário, estão sendo feitos os ajustes para aperfeiçoar o módulo tornando-o cada vez mais seguro e prático.


Últimas Notícias