Não esqueça 13/09/2010 - 12:52

Três procedimentos, muito simples de serem realizados, são fundamentais para detectar várias doenças em recém-nascidos.

Teste da orelhinha:
Indolor, o exame é realizado quando o bebê está mamando ou dormindo, com a introdução de um equipamento próximo aos ouvidos, sem a necessidade de sedação. O teste identifica problemas de audição e é refeito em casos de confirmação, com exames mais sofisticados. Estima-se que a cada mil nascimentos, de um a três bebês tenham surdez.

Teste do pezinho:
Implantado na rede pública em 2001, por meio da portaria 822, o teste do pezinho, ou triagem neonatal, identifica quatro doenças: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, hemoglobinopatias e fibrose cística. Ele é feito através da coleta de sangue do pé do bebê entre o terceiro e o sétimo dia de vida.

Teste do olhinho:
O teste do reflexo vermelho, ou teste do olhinho, ainda não é exigido por lei fe­­deral, mas é pago pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, no Paraná, é deter­­minado por uma lei estadual que exige o procedimento. Ele é rápido e indolor. Com o uso de um equipamento cha­­ma­­do oftalmoscópio, o profissional, que pode ser um pediatra treinado, identifica qualquer doença que obs­­trua o eixo visual, como catarata, glaucoma e tumores.

Últimas Notícias