No dia Mundial de Higiene das Mãos, Hospital Infantil lança a campanha “Cuidado, eles podem estar em suas mãos” 05/05/2015 - 16:20

Instituído pela Organização Mundial da Saúde o dia 05 de maio é lembrado em todo o mundo como o Dia Mundial de Higiene das Mãos. A data é uma forma de reforçar aos serviços de saúde sobre a importância desta ação simples capaz de salvar vidas. E para celebrar a data, no Hospital Infantil, várias ações estão sendo desenvolvidas durante a semana para chamar a atenção de todos os colaboradores para a higiene das mãos como medida primordial para a prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde.

Para chamar a atenção dos colaboradores e dos acompanhantes dos pacientes foi preparada uma campanha institucional chamada “Cuidado, eles podem estar em suas mãos” que envolve várias ações. Nas TV’s do refeitório está sendo divulgado um vídeo com imagens dos profissionais do hospital mostrando que apoiam a campanha de higiene de mãos. “A participação deles é fundamental porque demonstra que os setores estão comprometidos e entendem que higienizar as mãos previne e reduz as infecções”, conta a enfermeira do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar Meline Ernst Fonseca.

Tv_refeitorio_Hig_maos

Um mouse pad ilustrado com desenhos que mostram que se as mãos não forem bem higienizadas se tornam um grande perigo também foi produzido e entregue aos funcionários para reforçar a mensagem da campanha. Durante toda esta semana um folder com os dizeres “Cuidado para não me levar para casa!” será colocado nos carros que estiverem no estacionamento do hospital para lembrar a todos que as mãos devem ser higienizadas também no final do expediente, para que nenhum micro-organismo seja levado para casa. “Nossa função é orientar sempre todos os profissionais que trabalham no hospital, e para isso, usamos ferramentas diferentes para chamar a atenção ao assunto. Percebemos que após as campanhas, a adesão ao uso do álcool em gel aumenta no hospital”, destaca a enfermeira Elisangela Dalmaz Freitas, do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar.

Higiene Mãos

Higiene Mãos



Últimas Notícias