Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente coordena as ações relacionadas à segurança do paciente 06/01/2015 - 12:10

A cultura da qualidade e da segurança começou a ser implantada no Hospital Infantil em 2009, seguindo um modelo de trabalho baseado em processos de qualidade com foco na segurança do paciente e dos profissionais de saúde. Ao longo dos anos várias ações foram adotadas e processos foram implantados e, para ampliar o trabalho desenvolvido na instituição, a função do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente é fundamental porque concentra todas as ações relacionadas ao tema. A diretora geral do Hospital Infantil Marissol Bassil destaca que a intenção é concentrar a gestão de todos os processos vinculados à  melhoria da qualidade do atendimento prestado. “O Núcleo foi implantado com base no Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde e seu objetivo é complementar as ações práticas que levem a redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário ao paciente durante sua permanência no hospital”, destaca.

O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente foi constituído com base na RDC nº 36/2013, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que diz “o núcleo deve apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente”. O coordenador do Núcleo Albert Cardoso conta que o trabalho é uma continuidade das ações já implantadas na instituição. “O Núcleo é a referência das ações da qualidade promovendo e apoiando as iniciativas voltadas à segurança do paciente, além de auxiliar as equipes na implantação prática das rotinas”, explica.

Além do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, o hospital conta com o Comitê de Qualidade e Segurança do Paciente e o Subcomitê de Qualidade e Segurança do Paciente – Assistencial. O Subcomitê é um grupo de trabalho formado por colaboradores das áreas assistenciais com o objetivo de discutir a segurança do paciente nos setores e promover a integração entre o Comitê e a equipe assistencial. “Nossa intenção é dar oportunidade para que os colaboradores opinem sobre os processos e auxiliem na melhoria das rotinas de trabalho porque a preocupação com a segurança deve fazer parte da rotina das equipes”, conta Dra. Marissol.


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