Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente promove primeira etapa do ciclo de auditorias internas no HI 06/09/2017 - 09:50

Auditoria interna 2017


A Semana Interna da Auditoria da Qualidade do HI, que aconteceu entre os dias 21 e 25 de agosto, teve a participação de, praticamente, todos os setores da instituição, e foi realizada por uma equipe voluntária, formada por profissionais do setor administrativo, da enfermagem, farmácia e laboratório, sob a supervisão do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, o NQSP.

O objetivo principal da auditoria interna, de acordo com a Enfermeira Elisangela Dalmaz Freitas, Coordenadora do NQSP, é que os setores pudessem fazer, na oportunidade das visitas, uma autoavaliação de forma sistêmica e analítica, para diagnóstico de melhoria continua, que agrega benefícios para o hospital, culminando na segurança do paciente.

Para a técnica administrativa Janete Chybior dos Santos, que trabalha no setor financeiro do hospital, e foi uma das auditoras, este processo foi um momento de aprendizado. “Por meio das avaliações, pude perceber que o hospital trabalha em prol da melhoria contínua e da segurança do paciente, superando as eventuais dificuldades com responsabilidade e dedicação”.

A gestora do Laboratório do HI, Anny Fabricia Martini, teve sua unidade avaliada por uma equipe de auditores e entende a situação como sendo benéfica em muitos aspectos, desde a promoção do crescimento da instituição, as melhorias no gerenciamento de processos e até mesmo na divulgação do trabalho realizado pelo Laboratório. “Muitas situações podem ser corrigidas quando vem uma pessoa de fora com outra visão a respeito do que fazemos. Em diversos casos um olhar externo enxerga coisas que não vemos no dia a dia. É sempre útil, pois promove a melhoria dos processos" ressalta Anny.

De acordo com o NQSP os resultados das avaliações foram bastante positivos em virtude das trocas de experiências entre as equipes de auditores e setores, bem como os relatórios das fragilidades e oportunidades de melhoria de cada setor.

As auditorias internas no HI acontecem periodicamente conforme cronograma e a previsão é de que tenhamos mais um ciclo ainda este ano.

Últimas Notícias