Oficinas de Natal movimentam o Hospital Infantil 14/12/2015 - 11:20

Os pacientes que passaram pelo Hospital Infantil entre os dias 07 e 11 de dezembro puderam participar de atividades lúdicas em comemoração ao Natal. As oficinas, coordenadas pelo Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (SAREH) foram desenvolvidas pelas professoras e pelas estagiárias de Pedagogia e realizadas nas brinquedotecas das enfermarias, na UTI Pediátrica e nos ambulatórios. “As atividades com o tema do Natal tem o objetivo de fazer com que a crianças entendam o significado da data através de atividades lúdicas”, conta a pedagoga responsável pelo SAREH Rozeli de Fátima Pereira.

As crianças puderam confeccionar cartões e enfeites natalinos como máscaras, Papai Noel com garrafa pet, guirlanda, bilboquê, pinheirinho feito com pinha e alguns jogos. Tiago, de 09 anos, estava internado na enfermaria após enfrentar três cirurgias. A mãe, Lucinei Aparecida Leoncio Dallavale conta que o menino estava desanimado e que os exercício ajudaram a melhorar a autoestima. “É emocionante perceber que o espírito de Natal também está aqui. Eu agradeço o carinho que todos os profissionais que cuidaram tão bem do meu filho e desejo um feliz Natal para todos”, destaca.

Oficinas Natal

Os colaboradores do hospital também tiveram a oportunidade de exercer a criatividade e confeccionar objetos que puderam ser levados para compor a decoração de suas casas. Para presentear os participantes, a costureira Laureci Costa confeccionou sacolas que foram decoradas com símbolos que representam o Natal. Nerci Ens Pauls é técnica de enfermagem e conseguiu dar uma pausa no trabalho e aprender algo novo. “Eu gosto muito de artesanato e este momento em que podemos parar e relaxar ajuda a diminuir o estresse”, conta.

Oficinas Natal

A professora Regina Fralkoski Basso destaca que as oficinas com os colaboradores são importantes também para as professoras que exercitam a criatividade para criar atividades para os adultos. “É gratificante e um desafio criar a oficina para os profissionais porque nos divertimentos com eles e criamos um vinculo importante”, ressalta.

Oficina Natal

As oficinas promovidas pelo SAREH fazem sucesso entre os profissionais da instituição. A enfermeira Pâmela Lubian já participou de outras oficinas e recomenda para os colegas. “É muito bom poder realizar outras atividades enquanto estamos no hospital. Sem falar que as peças confeccionadas complementam a decoração da nossa casa”, conclui.