PROADI-SUS - Projeto será implantado no HI para reforçar a segurança do paciente. 19/03/2019 - 08:40
A Associação Hospitalar Moinhos de Vento, é uma instituição privada com sede no Rio Grande do Sul, e prestará assistência ao Hospital Infantil para a implementação de novas estratégias que resultarão na melhoria dos processos internos e no desempenho de ações para a segurança do paciente.
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), foi desenvolvido para colaborar com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo financiado com recursos de isenção fiscal (COFINS e cota patronal do INSS), concedidos aos hospitais filantrópicos de excelência reconhecidos pelo Ministério da Saúde, e que apoiam a promoção da melhoria das condições de saúde da população brasileira.
O objetivo do projeto é a disseminação de práticas e ferramentas de Implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente em 60 hospitais até dezembro de 2020.
Na visão do diretor técnico, Dr. Flávio Alcantara Salles, o Hospital Infantil tem mais uma oportunidade de trabalhar com sua equipe de colaboradores os cuidados com qualidade e segurança do paciente, num programa de reconhecimento nacional. “Estamos sempre em busca de melhorar os processos, independentemente de selos ou certificações, como já fizemos nos anos anteriores”, afirma. Salles entende também que o PROADI-SUS, é mais uma grande oportunidade para troca de experiência e inovações. “A equipe do HI sempre mostra competência e comprometimento.A cada desafio subimos mais um degrau, em busca do melhor para nossas crianças e adolescentes e o reconhecimento que buscamos é a confiança de prestar atendimentos com processos alinhados, seguros, analisados e sempre melhorados ", finaliza.
A coordenadora da Qualidade no HI, enfª Elisângela Dalmaz Freitas, explica que o hospital foi inscrito no programa no final de 2018 e, em janeiro deste ano, recebeu a confirmação da contemplação, dentre mais 45 hospitais do País. Inicialmente eram 15, e agora são 60 ao todo. “Nossa expectativa é que possamos aprender melhor a trabalhar com os Protocolos de Segurança do Paciente que é uma meta do programa, e pelos trabalhos iniciais percebi que estamos no caminho certo para aumentar a Segurança do Paciente. Já trabalhamos bastante com esse tema e com certeza faremos um trabalho ainda melhor com a ajuda das facilitadoras”, explica Elisângela.
As etapas do processo consistem em Visitas de diagnóstico, já realizada, e em outras de monitoramento, além de reuniões remotas à distância. Relatórios de ações e indicadores serão enviados mensalmente para verificação do cumprimento das metas.
O NQSP – Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente organizou palestras no auditório do hospital, em duas sessões, para explicar aos funcionários do HI sobre o projeto, a importância, e a necessidade do engajamento de todos para que a cultura de segurança do paciente seja aplicada de forma prática, utilizando os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Como vantagens para o Hospital Infantil se destacam:
• Aumentar a Segurança para o paciente;