PROADI SUS tem nova etapa realizada em Brasília – D.F. 17/04/2019 - 15:00

Entre os dias 9 e 11 de abril uma nova etapa do PROADI-SUS aconteceu em Brasília – DF. O evento foi promovido pelo Hospital Moinhos de Vento e teve a participação dos outros hospitais que estão sendo supervisionados por esta instituição. Cinco representantes do Hospital Infantil participaram do evento, o Diretor Geral do HI, Adriano Huber Junior, a Diretora de Enfermagem Enfª Regiane Decol de Souza, a Farmacêutica Eriellen Bini, Enfª Elisângela Dalmaz Freitas, do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente e Enfª Meline Fonseca, do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar do HI.
O evento teve como objetivo, além da formalização e assinatura do termo de participação do hospital no programa Paciente Seguro, o treinamento dos hospitais inseridos no projeto, sobre a ferramenta de Ciência da Melhoria para atuação dentro dos Protocolos Básicos do Ministério da Saúde, a aplicação das ferramentas PDSA, Diagrama Direcionador e formas de levantamento de indicadores efetivos dentro dos protocolos.
O Diretor Geral do HI, Adriano Huber Junior acredita que a participação dos representantes do hospital neste evento serviu para estes conhecerem melhor a proposta do projeto, e que os organizadores tiveram muita competência na escolha dos palestrantes, que desenvolveram temas atuais e engrandeceram o conhecimento de todos os participantes, ”Agora mãos a obra para colocar o Projeto em prática no HI, a equipe envolvida tem todo o apoio da Direção para fazer o melhor trabalho possível no desenvolvimento e aplicação deste Projeto em nosso Hospital", Relata Huber.
Para a diretora de enfermagem, Regiane Decól de Souza o projeto vem de encontro com os desejos e necessidades da instituição e, além de motivar as equipes, representa um fortalecimento para o hospital. “Participar do II encontro internacional de Paciente Seguro foi uma recarga de energia, no sentido de acreditar que é possível sim fazer o melhor para as nossos pacientes, proporcionando adequado atendimento de maneira segura e humana. Tenho certeza que alcançaremos os objetivos propostos, pois nossas equipes são altamente qualificadas e engajadas para melhor atender as crianças que internam no HI, vamos juntos aprender e trazer melhorias através dos trabalhos em equipe”, afirma Regiane.
A Enfermeira do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do HI, Elisangela Dalmaz Freitas conta que trouxe tarefas e metas tangíveis para casa, para aplicabilidade prática, bem como para o repasse da metodologia nos processos internos, “foram quatro dias intensos e bastante produtivos. Aprendemos um novo método de trabalho que, ao meu ver, será mais eficaz, pois tínhamos uma visão sempre macro de implantação e agora faremos o inverso, sempre em pequenos testes para depois pensarmos na ampliação do processo. Isso implica em análise do processo passo a passo antes da ampliação, com chance de maior acerto com os testes prévios”, conta.
O Evento, na perspectiva da farmacêutica Eriellen Bini, trouxe atualizações importantes sobre as ferramentas de análise e planejamento de processos e como as mesmas devem ser aplicadas no processo de mudança para a melhoria. A abordagem sobre a coleta de dados, e sua análise, foi extremamente relevante, expandindo o conhecimento para uma apuração mais críticas dos dados/indicadores que são coletados na instituição. “Sem dúvida, o ponto alto da participação no evento, foi a oportunidade e obrigatoriedade de trazermos a metodologia apresentada para a prática no HI”, ressalta.
No HI as equipes irão atuar com metas para os próximos 15, 30 e 60 dias, aplicando testes em unidades piloto dentro da instituição, avaliando os resultados e repassando informações aos times formados nestas unidades. Após o término das avaliações e devidas correções os projetos poderão ser expandidos para as demais unidades da instituição.
