PROADI SUS tem nova etapa realizada em Brasília – D.F. 17/04/2019 - 15:00


proadiSUS Waldemar Monastier


Entre os dias 9 e 11 de abril uma nova etapa do PROADI-SUS aconteceu em Brasília – DF. O evento foi promovido pelo Hospital Moinhos de Vento e teve a participação dos outros hospitais que estão sendo supervisionados por esta instituição. Cinco representantes do Hospital Infantil participaram do evento, o Diretor Geral do HI, Adriano Huber Junior, a Diretora de Enfermagem Enfª Regiane Decol de Souza, a Farmacêutica Eriellen Bini, Enfª Elisângela Dalmaz Freitas, do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente e Enfª Meline Fonseca, do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar do HI.


O evento teve como objetivo, além da formalização e assinatura do termo de participação do hospital no programa Paciente Seguro, o treinamento dos hospitais inseridos no projeto, sobre a ferramenta de Ciência da Melhoria para atuação dentro dos Protocolos Básicos do Ministério da Saúde, a aplicação das ferramentas PDSA, Diagrama Direcionador e  formas de levantamento de indicadores efetivos dentro dos protocolos.


O Diretor Geral do HI, Adriano Huber Junior acredita que a participação dos representantes do hospital neste evento serviu para estes conhecerem melhor a proposta do projeto, e que os organizadores tiveram muita competência na escolha dos palestrantes, que desenvolveram temas atuais e engrandeceram o conhecimento de todos os participantes, ”Agora mãos a obra para colocar o Projeto em prática no HI, a equipe envolvida tem todo o apoio da Direção para fazer o melhor trabalho possível no desenvolvimento e aplicação deste Projeto em nosso Hospital", Relata Huber.


Para a diretora de enfermagem, Regiane Decól de Souza o projeto vem de encontro com os desejos e necessidades da instituição e, além de motivar as equipes, representa um fortalecimento para o hospital. “Participar do II encontro internacional de Paciente Seguro foi uma recarga de energia, no sentido de acreditar que é possível sim fazer o melhor para as nossos pacientes, proporcionando adequado atendimento de maneira segura e humana. Tenho certeza que alcançaremos os objetivos propostos, pois nossas equipes são altamente qualificadas e engajadas para melhor atender as crianças que internam no HI, vamos juntos aprender e trazer melhorias através dos trabalhos em equipe”, afirma Regiane.


A Enfermeira do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do HI, Elisangela Dalmaz Freitas conta que trouxe tarefas e metas tangíveis para casa, para aplicabilidade prática, bem como para o repasse da metodologia nos processos internos, “foram quatro dias intensos e bastante produtivos. Aprendemos um novo método de trabalho que, ao meu ver, será mais eficaz, pois tínhamos uma visão sempre macro de implantação e agora faremos o inverso, sempre em pequenos testes para depois pensarmos na ampliação do processo. Isso implica em análise do processo passo a passo antes da ampliação, com chance de maior acerto com os testes prévios”, conta.


O Evento, na perspectiva da farmacêutica Eriellen Bini, trouxe atualizações importantes sobre as ferramentas de análise e planejamento de processos e como as mesmas devem ser aplicadas no processo de mudança para a melhoria. A abordagem sobre a coleta de dados, e sua análise, foi extremamente relevante, expandindo o conhecimento para uma apuração mais críticas dos dados/indicadores que são coletados na instituição. “Sem dúvida, o ponto alto da participação no evento, foi a oportunidade e obrigatoriedade de trazermos a metodologia apresentada para a prática no HI”, ressalta.


No HI as equipes irão atuar com metas para os próximos 15, 30 e 60 dias, aplicando testes em unidades piloto dentro da instituição, avaliando os resultados e repassando informações aos times formados nestas unidades. Após o término das avaliações e devidas correções os projetos poderão ser expandidos para as demais unidades da instituição.


proadiSUS Waldemar Monastier


 proadiSUS Waldemar Monastier


proadiSUS Waldemar Monastier



PROADI SUS BRASILIA WALDEMAR MONASTIER


PROADI SUS Brasilia Waldemar MOnastier









Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4
 
Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4

Últimas Notícias