PROTEC SETEMBRO - Precauções, higienização das mãos e uso de EPI’s. 11/10/2018 - 15:40

Protec Setembro

Aproximadamente 140 funcionários da assistência foram treinados no PROTEC – Programa de Treinamento de Educação Continuada, de setembro, que utilizou técnicas lúdicas, como brincadeiras, para abordar o tema das Precauções, higienização das mãos e uso de EPI’s.

O treinamento aconteceu no auditório do Hospital Infantil, e foi elaborado pela enfermeira do NUCIH (Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar), Elisangela Dalmaz Freitas. As sessões aconteceram uma vez por semana, em três horários por dia, totalizando 12 encontros no mês de setembro.

A técnica utilizada foi a brincadeira da “batata quente”, uma dinâmica em que os participantes posicionam-se em círculo, e, ao som de uma música passam a batata para o participante ao lado. É o escolhido da vez, para responder as perguntas, aquele que permaneceu com a “batata quente” quando a música parou.

Num clima de muita descontração e risos, os funcionários aproveitaram para rever conceitos importantes sobre a higienização das mãos, os diferentes tipos de precaução (Contato, gotículas, aerossol, protetora e padrão) e sua importância para a segurança do paciente.

Elisangela explica que essa forma de treinamento foi valiosa, pois relembrar estes conceitos de uma forma lúdica deixou o colaborador mais a vontade em responder e tirar dúvidas. A maioria já está familiarizada com os termos e definições do tema proposto, mas esta forma de abordagem tornou o treinamento mais atrativo. “Cuidar de pessoas doentes é um dom, mas prevenir é uma arte", ressalta, comemorando o saldo positivo desta edição do PROTEC.

Galeria de imagens do evento:

Protec Setembro

Protec Setembro

Protec Setembro

Protec Setembro

Protec Setembro

Protec Setembro

Últimas Notícias