Pacientes do HI recebem revistas com atividades educativas e recreativas 28/06/2013 - 13:08

As crianças em tratamento no HI contam agora com um novo recurso de aprendizagem e de lazer. Duas revistas foram desenvolvidas para que durante o tratamento os pacientes possam ter contato com conteúdos educativos ao mesmo tempo em que desenvolvem atividades recreativas.

Revistinha HI

Uma das revistas é voltada para crianças e traz uma série de brincadeiras e passatempos. Na companhia da Turminha do Hospital Infantil Dr. Waldemar Monastier os pacientes vão conhecer mais sobre como cuidar da natureza, da cidade, da saúde e também como conviver com as diferenças. A pedagoga responsável pelo Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (SAREH) Rozeli de Fátima Pereira explica que além de contribuir para o aprendizado das crianças, as revistas auxiliam na redução do estresse durante o tratamento. “Enquanto os pacientes estão desenvolvendo as atividades recreativas propostas na revista estão exercitando outras habilidades como coordenação motora e de raciocínio”, destaca.

A revista teen voltada para o público adolescente, conta com dois personagens: o Zé e a Déia, dois amigos inseparáveis que adoram ciências e história do mundo. Através das aventuras dos adolescentes, os pacientes vão resolver atividades envolvendo outros assuntos como meio ambiente, saúde, cidadania e diversidade. “Os adolescentes gostam de resolver atividades como caça palavras, palavras cruzadas e mensagem secreta. Como a revista conta passatempos variados, durante o tempo livre os pacientes podem aprender e se divertir. Desta forma eles esquecem que estão em um hospital, esquecem da dor, e do tratamento”, explica Roseli.

Revistinha HI

O diretor geral do HI Luiz Renato de Azevedo ressalta que a continuação do aprendizado durante o período de atendimento faz parte das prioridades da instituição, que se preocupa com a educação das crianças. O acompanhamento dos pacientes é feito por um pedagogo responsável e por três professores do quadro do magistério que atuam em áreas diferentes: ciências exatas, ciências humanas e linguagens. “As revistas se somam as iniciativas adotadas no hospital para garantir que durante o período em que o paciente está em tratamento a criança não seja prejudicada em suas atividades escolares. O material é uma forma de apresentar para as crianças e adolescentes a importância dos cuidados com o corpo, com a natureza e com o próximo.  Com as atividades pretendemos mostrar que estas medidas contribuem para a manutenção da saúde e para o bem-estar de todos”, destaca.

Como a revista também pode ser levada para casa os conceitos apresentados nas revistas podem ser levados para outras crianças, como irmãos e parentes. A pedagoga responsável pelo SAREH ressalta também que a resolução das atividades em parceria com os pais e familiares e uma forma de unir ainda mais a família. “A participação dos pais neste processo de aprendizado é importante porque estreita os laços entre as crianças e os familiares. Isso contribui principalmente com a recuperação do paciente”, concluiu.


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