Pacientes, familiares e profissionais do Hospital Infantil Waldemar Monastier - FUNEAS recebem o projeto Medicando Alegria 14/02/2022 - 11:24

A primeira apresentação aconteceu na terça-feira (1) na área externa da unidade hospitalar. A partir do dia 15 de fevereiro os espetáculos serão diários. 

Na terça-feira (1) a equipe do projeto Medicando Alegria se apresentou para uma plateia que mesclava crianças e adultos reunidos em frente ao Hospital Infantil em Campo Largo. O espetáculo envolveu teatro, circo e música e levou o público a dançar e gargalhar durante aproximadamente uma hora de show. 

O Hospital atende mais de 100 pacientes para consultas a cada dia e o espaço conta ainda com área de internamento para crianças que precisam de cuidados de longo tempo. A Diretora Geral da unidade, Maria Isabel da Cunha, comenta que o Medicando Alegria proporcionará um ambiente mais agradável aos pequenos pacientes. “O trabalho realizado pelo Medicando Alegria é maravilhoso. É um privilégio enorme contar com essa parceria porque nós incorporamos o projeto aos tratamentos dos pacientes”, afirma a diretora, que representou o secretário da Saúde, Beto Preto, na solenidade de abertura do ano de apresentações. 

Para a mãe do paciente E.K.L , Ketlin , o momento foi de muita felicidade. “Com a apresentação todo mundo interage, a criança, a mãe e todo mundo se diverte. Reduz a tensão tanto do meu filho quanto da minha”, conta a Ketlin. E. nasceu com uma alteração congênita nos pés. O tratamento no Hospital em Campo Largo iniciou quando ele tinha apenas 15 dias, hoje está com quatro anos. Toda semana a mãe traz E. de Siqueira Campos, viagem de aproximadamente 300km, para substituir o gesso nas pernas. 

“Com o tratamento ele evoluiu muito. Mas é uma rotina cansativa, por isso um momento de diversão assim nos alegra muito”, conclui Ketlin. 

O idealizador do projeto, Toto Lopes, explica que a proposta é um sonho realizado. “Atuo neste hospital como voluntário desde quando inaugurou, em 2009. Então percebi o quanto o trabalho lúdico e de brincadeiras faz falta no dia a dia. Há muitos voluntários aos sábados e domingos, mas durante a semana quando o fluxo de pacientes é maior, não havia uma rotina de diversão. E é esse o nosso objetivo com o projeto: levar alegria para auxiliar no tratamento de todos os pacientes e familiares, e a descontração para os funcionários da unidade hospitalar.”

As apresentações diárias iniciam em 15 de fevereiro, de segunda à quinta-feira, sempre no horário da manhã. O grupo é composto por artistas de teatro, música e circo. Nas sextas-feiras o projeto é aberto para voluntários que queiram participar. 

O Diretor Clínico do Hospital Infantil, Maurício Dallagrana, assegura que os benefícios aos pacientes são perceptíveis nos tratamentos. “Muitas vezes as crianças viajam por longos períodos à noite para chegar ao hospital e estão cansadas, irritadas com toda a condição. E ser recepcionado e acolhido com uma apresentação como a do Medicando, proporciona um ambiente mais amigável, relaxa a criança, assim como os familiares, e também todos nós, da equipe de trabalho do Hospital. ”

Em 2022 o projeto Medicando Alegria recebeu, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o patrocínio da Roca Brasil Cerâmica, instalada também em Campo Largo. A consultora em Recursos Humanos da Roca, Rozane Chemin Gadens, comemora a parceria realizada. “A Roca valoriza muito a sua comunidade. Já atuamos em outras oportunidades com ações no Hospital e sabemos o quanto estes momentos de descontração e alegria ajudam na recuperação dos pacientes.” 

Além do patrocinador, são apoiadores: a indústria Cimentos Itambé, a Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas) e da Secretaria de Estado da Saúde. 

No público também estavam: o prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem, os secretários municipais da Cultura, Luiz Gustavo Torres e do Desenvolvimento Econômico Christiano Puppi; a vereadora de Campo Largo Cléa Oliveira, o vereador de Balsa Nova, Nelio Chiquito e servidores da unidade.

Para participar como voluntário, doador ou destinar o seu imposto de renda para a ação, entre em contato com Toto Lopes por email contato@totoartes.com.br ou telefone/WhatsApp (41) 9 9700-4853. 

Saiba mais sobre o projeto Medicando Alegria:  https://www.medicandoalegria.com.br/

MAIS ARTES: Toto Lopes é voluntário desde a inauguração do Hospital Infantil Waldemar Monastier em 2009. Além do projeto Medicando Alegria, outra forma de voluntariado é a doação de quadros e pinturas produzidas nas paredes da unidade hospitalar. O artista busca levar alegria e diversão em forma de cores e formas pelo prédio do Hospital. “Os quadros são grandes e bastante coloridos. Quando estou produzindo penso em como alegrar os pequenos pacientes, em como uma imagem pode levar o pensamento de um internado para outro ambiente”, conta o artista.

SERVIÇO:

As apresentações diárias estão programadas para iniciarem no dia 15 de fevereiro, no período da manhã. 

Hospital Waldemar Monastier

Endereço: Rua XV de Novembro, 3701, Bom Jesus, em Campo Largo. 

Contato Assessoria de Imprensa: 

Mônica - 42 99846 8677

Email: assessoria@medicandoalegria.com.br

 

Últimas Notícias