Paracetamol pode causar reações dermatológicas 10/09/2013 - 08:00

A agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, Food and Drug Administration (FDA), divulgou um alerta sobre casos raros de reações dermatológicas (Síndrome de Stevens-Johnson, Necrólise Epidérmica Tóxica e Pustulose Generalizada Exantemática Aguda) associadas ao uso do paracetamol.

O coordenador da farmácia do HI Albert Cardoso, explica que as reações ao medicamento podem aparecer na primeira vez em que o paciente utiliza o medicamento, ou em qualquer outro momento durante o uso. “Não há como prever a reação dermatológica, mas caso o problema seja percebido, o paciente deve suspender o uso do medicamento e procurar um médico”, destaca.

Ainda segundo o alerta da FDA, os fabricantes do medicamento que contêm paracetamol na composição, deverão incluir em suas bulas um alerta sobre o risco das reações dermatológicas. Albert Cardoso ressalta que o aviso não é motivo para pânico, mas sim como um alerta. “Os pacientes devem ficar atentos para as reações e sempre observar nas embalagens dos medicamentos a composição. Este detalhe ajuda muito no diagnóstico da reação”, conclui.

O paracetamol é um medicamento utilizado no combate à dor e à febre.


Últimas Notícias