Paraná é exemplo em campanhas de vacinação da poliomielite 11/09/2010 - 07:00
O Paraná superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a poliomielite. Em 2010, o estado vacinou mais de 754 mil crianças. Esse número corresponde a 98% das 770 mil crianças de 0 a menores de cinco anos.
“Atingir a meta de vacinação significa manter a doença erradicada em nosso estado. É um esforço anual feito por todas as esferas políticas e pelos tão dedicados profissionais de saúde envolvidos na campanha, além dos pais que vêem a importância da vacinação para o bem estar das crianças”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Carlos Moreira Junior.
Erradicada no Paraná desde 1986, a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infecciosa e contagiosa. A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de pessoas infectadas. A meta, definida pelo Ministério da Saúde, era de 95%.
Desde 1980 o Paraná vem fazendo campanhas anualmente para acabar e manter a doença longe do estado. “Em anos anteriores a 1980 o estado sofria com epidemias a cada dois ou três anos no fim da primavera e verão, onde, nessa época o número superava os 200 casos da doença por ano (214 a 258 casos)”, conta a chefe do departamento de Vigilância Epidemiológica, Inês Vian.
HISTÓRIA - Em janeiro de 1980, numa iniciativa de vanguarda, o Paraná começou uma campanha a fim de vacinar no mínimo 80% da população de crianças menores de cinco anos. Segundo Inês, a campanha se desencadeou pelo aparecimento do surto de poliomielite, a partir da região de União da Vitória no final de 1979, aonde o número de casos chegava a 91 por mês.
A partir dos resultados obtidos das campanhas do Paraná (janeiro a março), o Brasil deu início as campanhas nacionais (junho a agosto), com o objetivo de conter a epidemia que já estava disseminada em todo o país. Em 1983, a estratégia de dias nacionais de vacinação passa a ser recomendada pela Organização Pan-Americana de Saúde e adotada por outros países latino-americanos.