Problemas para dormir podem levar a distúrbios gastrointestinais 14/07/2010 - 08:57

Pesquisa americana revela que o sono da criança pode afetar diretamente seu sistema digestivo.
 
O sono do seu filho é sagrado, tanto para você quanto para ele, certo? Um dos maiores dramas para muitos pais acontece exatamente na hora de levar o pequeno para a cama. Baseado nesses fatos uma pesquisa recém-apresentada pelo American College of Gastroenterology aponta que crianças com dificuldades para dormir, distúrbios de sono ou que simplesmente não descansam o tempo necessário são mais propensas a apresentar problemas gastrointestinais, como azia, dores, cólicas e vômitos.

Durante cinco anos foram estudadas cerca de 7 mil crianças, e os resultados apontam que sintomas relacionados a doenças do sistema gastrointestinal são mais comuns naquelas que também têm distúrbios do sono. De acordo Shigueo Yonekura, especialista em distúrbios do sono do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, os casos mais comuns em crianças são a parassonia, também conhecida como sonambulismo, bruxismo, terror noturno e o ato de falar durante o sono. Outro problema é o ronco.

Cada criança necessita de um tempo específico de sono para descansar o suficiente. No geral, recém-nascidos precisam de 10 horas e meia a 18 horas de sono; bebês até um ano, uma média de 14 horas e, até 3 anos, cerca de 13 horas.

Os problemas para dormir são comuns em crianças. Até os 5 anos, aproximadamente 30% delas despertam no meio da noite ou demoram a pegar no sono. Mas é preciso estar atento. Criança no berço significa muito mais do que um simples momento de descanso para os pais. Na infância, cerca de 90% do hormônio do crescimento é liberado durante o sono. Crianças que dormem mal têm mais chances de ter problemas no desenvolvimento físico.

Últimas Notícias