Profissionais de hospitais estaduais se reúnem em encontro sobre liderança 12/08/2016 - 14:30

A Secretaria da Saúde está reunindo diretores e outras chefias dos hospitais estaduais no 1º Encontro de Líderes dos hospitais próprios do Estado. O evento acontece nesta quarta e quinta-feira (10 e 11) na Escola de Saúde Pública do Paraná com a presença de 70 gestores de 13 hospitais estaduais e unidade central.

O diretor-geral da Secretaria da Saúde, Sezifredo Paz, participou da abertura. “Dentro do Plano Estadual de Saúde, temos uma importante diretriz voltada ao fortalecimento e desenvolvimento das nossas unidades próprias. Ter pessoas preparadas para fazer a gestão desses serviços é um dos passos em direção a esse objetivo”, afirmou.

encontro

De acordo com o superintendente de Unidades Hospitalares Próprias, Luiz Fernando Nicz, o objetivo principal do encontro é conhecer e exercitar as características de uma liderança focada em resultados.

“Ampliar a rede de contatos, trocar experiências e conhecer conceitos da área, é essencial para que os gestores desenvolvam suas habilidades como líderes. No Paraná, buscamos desenvolver uma gestão focada em resultados e, ao mesmo tempo, oferecer um serviço de qualidade – tanto no aspecto técnico, quanto no carinho com as pessoas”, fala Nicz.

O diretor-geral do Hospital Zona Norte de Londrina, Luiz Soares Koury, acredita que o evento vai agregar muito no trabalho que realiza. “Minha expectativa depois daqui é aplicar o conteúdo que adquiri na capacitação no cotidiano do Hospital e entregar todo esse conhecimento em benefício da equipe e das pessoas que atendemos”, conta.

LIDERANÇA – A instrução do curso é feita pela consultora e educadora organizacional, Maku Almeida. Ela explica que as técnicas de liderança muitas vezes são menosprezadas na gestão pública. “Tanto na gestão privada, quanto na pública, os líderes visam conduzir as pessoas a algum resultado. As variáveis podem ser diferentes, mas o objetivo é o mesmo”, diz.

E complementa: “Nesse cenário, a figura da liderança é fundamental. O relacionamento dos gestores com a equipe é fator determinante para a produtividade, o clima organizacional, a qualidade dos serviços, entre outras coisas e isso não pode ser ignorado”, completa.

O diretor administrativo do Hospital Regional do Sudoeste, Fábio Marcelo Ebert, reconhece essa importância da figura do líder na busca por melhorias. “Um curso como este nos fará refletir sobre a nossa prática e, a partir disso, reconhecer onde estamos errando e como podemos melhorar. Além de nós mesmo e da equipe, quem vai colher esses frutos é a população”, comenta.

Para facilitar a participação de todos os gestores, o Encontro de Líderes dos Hospitais do Paraná acontece novamente no fim do mês, nos dias 23 e 24 de agosto. Na ocasião, mais 80 líderes e chefias participam do evento.

encontro


Últimas Notícias