Profissionais de todo o Paraná participam do I Seminário da Qualidade 12/12/2013 - 17:00

Com o objetivo de compartilhar as boas práticas de qualidade adotadas na instituição, o Hospital Infantil Waldemar Monastier, promoveu nesta quinta-feira (12), o I Seminário da Qualidade, que reuniu mais de 100 participantes de todo o Estado do Paraná. O Atendimento Multidisciplinar, a Segurança nos Registros e a Segurança na Cadeia Terapêutica, foram os temas centrais do encontro, que contou com os relatos dos profissionais do Hospital Infantil, que dividiram com os presentes, as ações adotadas no dia a dia da instituição, e que apresentam resultados positivos.

Seminário da Qualidade

O Diretor Geral do hospital, Dr. Luiz Renato de Azevedo, destaca que desde o início das atividades, o trabalho é focado na cultura da qualidade, e faz parte da rotina da instituição porque tornam o trabalho mais seguro, ágil e organizado, e isso reflete diretamente na qualidade do atendimento. Seguindo as diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde e da Superintendência de Unidades Próprias, focamos nossas ações na qualidade e na segurança do atendimento, e graças aos resultados conquistados, somos uma instituição com o certificado de Acreditação Hospitalar, e nossa intenção é dividir com os outros hospitais a nossa experiência é mostrar que é possível oferecer através do SUS, um atendimento de qualidade”.

O encontro também tem o objetivo de valorizar o trabalho dos profissionais do Hospital Infantil que desenvolvem diversas ações com foco na qualidade e segurança do paciente. A coordenadora do Comitê de Qualidade e Segurança do Paciente do hospital, Solange Rothbarth, destaca que é importante valorizar o comprometimento da equipe com as ações de qualidade e segurança, e dividir com os profissionais de outras instituições as práticas implantadas no hospital. “Como somos uma instituição acreditada, nos comprometemos em trabalhar focados na segurança e na qualidade, e com este evento queremos contribuir com a melhora da qualidade do serviço público em geral”, destaca.

A administradora da Superintendência de Unidades Próprias da Secretaria de Estado da Saúde e coordenadora da Comissão Interhospitalar da Qualidade, Márcia Blanski, destacou durante o evento que trabalhar com foco na qualidade garante mais efetividade no atendimento aos cidadãos. “Fico feliz pelo Hospital Infantil Waldemar Monastier ter a iniciativa de dividir com outros hospitais as experiências bem sucedidas. Nossa intenção na Comissão Interhospitalar é aproximar as instituições e contribuir para a troca de experiências”.

Seminário da Qualidade

A Neuropediatra, Coordenadora dos Ambulatórios de Bebê de Risco e Erro Inato do Metabolismo do Hospital Infantil, Dra. Mara Lúcia Schmitz Ferreira Santos, destaca que o trabalho multidisciplinar desenvolvido no Hospital Infantil hoje é referência. “Eu trabalho em outras instituições e as ações de humanização e atendimento multidisciplinar desenvolvidos nas UTI’s é de extrema importância para a recuperação dos bebês”, ressalta.

A farmacêutica do Hospital Regional do Litoral, localizado em Paranaguá, Regina Mara Pokunaga elogiou a iniciativa do hospital em promover um momento de discussão sobre a qualidade. “Estamos implantando o Comitê de Qualidade em nossa instituição, e as experiências compartilhadas no evento são importantes para que possamos implantar as práticas em nosso dia a dia”, destaca.

Tatiana Sidral da Costa, fisioterapeuta do Hospital Regional da Lapa São Sebastião, conta que na instituição onde trabalha os processos da qualidade estão sendo implantados, e que o evento vai contribuir com a continuidade do trabalho. “Conhecer o trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar foi muito produtivo, e vou dividir com a minha equipe a experiência adquirida neste evento”, conclui.