Profissionais dos hospitais públicos debatem segurança do paciente 06/07/2015 - 16:10

Cerca de 400 profissionais ligados aos 19 hospitais públicos do Governo do Paraná participaram nesta quinta-feira (2), em Curitiba, do IV Seminário da Qualidade em Hospitais Públicos, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Durante todo o dia, palestras e debates aprofundam o tema do encontro: “Segurança do Paciente: Rumos e Desafios na Gestão da Saúde”.

O diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Sezifredo Paz, destacou o papel fundamental dos hospitais estaduais no Sistema Público de Saúde do Paraná e falou sobre o crescente investimento do Governo do Estado nessas instituições. “Desde 2011, o Governo do Estado aplicou quase 190 milhões em obras e equipamentos para os hospitais estaduais visando sua estruturação e qualificação. Mas esse investimento só se completa com a preparação dos profissionais que atuam nessas unidades e é por isso que encontros como este são essenciais. São momentos em que há troca de experiências, podemos aprofundar conhecimentos e garantir mais segurança aos pacientes atendidos”, disse o diretor.

A coordenadora dos almoxarifados do Hospital Infantil Eriéllen Bini participou da mesa redonda sobre o gerenciamento da cadeia de materiais e medicamentos com impacto na segurança, falando sobre as estratégias para a gestão de estoques em almoxarifados em hospital público infantil. Ela contou que é fundamental trabalhar em parceria com os setores assistenciais para que a organização dos estoques seja feita para atender a demanda. “Organizamos nosso trabalho para enfrentar problemas de desabastecimento, por exemplo, e não prejudicar o paciente, já que precisamos passar por várias etapas para efetivar uma compra. Para lidar com todas as situações, gerenciamos as solicitações focadas sempre na segurança do paciente”, destaca.

Para o superintendente de Unidades Hospitalares Próprias da Secretaria da Saúde, Charles London, o grande interesse dos servidores em participar do encontro demonstra a que o tema da qualidade está incorporado ao dia-a-dia das equipes. “Os hospitais montaram equipes de qualidade e têm investido na capacitação de seus quadros para ampliar a segurança dos pacientes atendidos. Esse é um trabalho prioritário em nossa rede”, disse.

Fonte: Secretaria da Saúde - SESA