Psicologia promove 2ª edição do curso “Uma Experiência no Hospital Infantil – Conhecendo a Psicologia Hospitalar” 14/05/2015 - 07:50
Pelo segundo ano consecutivo o Setor de Psicologia promoveu o curso “Uma Experiência no Hospital Infantil – Conhecendo a Psicologia Hospitalar” voltado para estudantes e profissionais de psicologia. O objetivo do evento foi oferecer a oportunidade para que os alunos pudessem conhecer de perto a realidade da profissão dentro de uma instituição hospitalar. “O trabalho do psicólogo nos hospitais vem ganhando espaço e é importante que os alunos conheçam a realidade e percebam que o ambiente hospitalar é mais uma oportunidade de trabalho”, destaca a coordenadora do setor Juliane Gequelin.
As participantes do curso tiveram a oportunidade de visitar os setores e conhecer como é o trabalho da psicologia no ambulatório, nas Unidades de Terapia Intensiva e enfermarias, percebendo as diferenças e particularidades de cada setor. A psicóloga Maíra Travagin explica que o objetivo principal da psicologia é dar o suporte ao paciente, mas também atender a família que em muitos casos está fragilizada com o tratamento. “Sabemos que o apoio da família no processo de recuperação da criança traz resultados positivos. Nosso papel é oferecer o suporte para que enfrente este período da melhor forma possível”, ressalta.
Juliane Gequelin também falou sobre a importância de oferecer suporte para os profissionais que prestam atendimento aos pacientes. “Em muitos casos, os colaboradores também precisam do apoio da psicologia para que juntos, possamos traçar um plano de acompanhamento que atenda o paciente, o acompanhante e também o profissional”, conta.
O projeto “Dia do Irmão” organizado pelo Serviço de Psicologia em parceria com o Serviço Social do hospital também foi apresentado para os participantes. Uma vez por mês, com a intenção de aproximar a família e criar laços, os irmãos com mais de 5 anos, podem visitar o paciente. Hoje, o projeto funciona nas UTI’s e será ampliado para as enfermarias. “O resultado desta ação é muito positivo porque proporciona o contato entre os irmãos em um momento tão delicado”, concluiu Juliane Gequelin.
Ao final do curso as participantes parabenizaram a iniciativa e abertura da instituição, assim como a excelência do serviço de psicologia do Hospital Infantil Waldemar Monastier.