Representante do HI participa do Curso Básico de Avaliação de Tecnologias em Saúde para Gestores do Sistema Único de Saúde 23/09/2013 - 10:18

Com o objetivo de promover a capacitação de profissionais na área de avaliação de tecnologias em saúde, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, promovem o “Curso Básico de Avaliação de Tecnologias em Saúde para Gestores do Sistema Único de Saúde (SUS)”. O Gestor da Farmácia do HI, Albert Mamede Cardoso, foi um dos 180 gestores e gestoras do SUS, de todo o Brasil, selecionado para participar do curso, que é dividido em um encontro presencial, e atividades de ensino à distância, com carga horária de 80 horas, estruturado em 05 módulos, que serão realizados até fevereiro de 2014. Todas as despesas são custeadas pelo projeto, sem custos para o hospital.

Curso SUS

Albert conta que o objetivo do estudo é investigar as conseqüências técnicas, econômicas, éticas, sociais e ambientais das tecnologias usadas para atenção à saúde, em um curto e médio prazo, analisando os efeitos desejados, indesejados, as incertezas e em torno da adoção da tecnologia. “Trata-se de um processo interdisciplinar baseado em evidências científicas e outros tipos de informações com o objetivo de promover mudanças como a ampliação do acesso e atendimento com qualidade, aliado à contenção ou maximização dos recursos existentes”.

Segundo Albert este tipo de estudo que avalia o uso das tecnologias pode beneficiar profissionais de saúde, pacientes e familiares, além dos hospitais e redes de atenção a saúde, entre outros. “O uso da avaliação servirá como subsídio para a tomada de decisão envolvendo tecnologias utilizadas em sistemas de saúde, mediante análise e síntese dos riscos e benefícios. No HI este conhecimento pode ser utilizado em diversas áreas como: Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Comissão de Farmácia e Terapêutica, Comissão de Padronização, Protocolo Clínico, Gerência de Risco, Pesquisa Clínica e Epidemiologia Clínica”, conclui.

Últimas Notícias