SAREH comemora dez anos de atividade no Paraná em evento no Hospital Infantil 26/05/2017 - 09:10

sareh

Professores, pedagogos e diretores de escolas estaduais de Campo Largo, além de funcionários do Hospital Infantil participaram na manhã desta terça feira(23) do evento comemorativo pelos dez anos de atividades do SAREH no Paraná e seis anos da implantação do SAREH no Hospital Infantil.

O SAREH, Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar e Domiciliar, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, oferece atendimento pedagógico aos alunos afastados para tratamento de saúde, assegurando a continuidade do processo de escolarização e o retorno ao ambiente escolar em condições de acompanhar a etapa em que se encontra.

Atualmente são 19 unidades instaladas em hospitais públicos, universitários ou filantrópicos em todo o Paraná, atendendo cerca de 7000 crianças por ano através dos hospitais e, cerca de 300 atendimentos em domicilio. No Hospital Infantil, só neste ano, já realizou 491 atendimentos e 285 crianças e responsáveis foram orientados pela pedagoga, neste ano, sobre a legislação que ampara a criança e o adolescente durante o tratamento médico e como proceder ao retornar para a escola de origem.

O evento contou com a palestra do médico psiquiatra, Dr. Luiz Renato Ribeiro de Azevedo, com o tema: Transtornos do comportamento de crianças e adolescente, em que defendeu a importância do vinculo familiar para a saúde mental da criança e adolescente, sobre os fatores que repercutem no comportamento da criança e principalmente sobre TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e geralmente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade são características deste transtorno.

Azevedo alertou a plateia que nem todos os casos relacionados podem ser considerados TDAH, a manifestação de um ou alguns sintomas isoladamente e de forma pontual não caracteriza o TDAH, para isso é necessário um diagnóstico clinico, baseado em relatos da família e professores.

Os dez anos do SAREH no Paraná

O evento contou com a participação de representantes da Secretaria de Educação e do Núcleo Regional de Educação – NRE Sul, que prestigiaram a palestra e puderam conversar com os representantes das escolas. De acordo com Thais Gama da Silva, técnica pedagógica do Departamento de Educação Especial da SEED, o SAREH no Paraná teve início em 2007 com o intuito de que as crianças e adolescentes retornem para suas escolas, após o período de internamento, sem defasagem de conteúdo e possibilitar a reinserção e permanência dela no ambiente escolar. Thais ainda comentou sobre a importância do SAREH no Hospital Infantil, “Além de ser um hospital público sempre teve uma abertura muito grande para a questão pedagógica, com uma ótima e dedicada equipe. Realmente uma importante parceria entre a saúde e educação ”, ressalta Thais.

Para a responsável pelo SAREH no Hospital Infantil, Rozeli de Fátima Pissaia Gabardo Pereira, o evento foi muito importante, gerando um vinculo com as escolas do município, pois muitos dos pacientes atendidos são de Campo Largo. Rozeli lembra que até mães adolescentes, de pacientes internados, que estão em fase escolar, matriculados ou não, são atendidos pelo SAREH-HI. “Trouxe resultados positivos para o trabalho diário aqui no hospital. Muitas crianças estão afastadas das escolas de origem devido a problemas relacionados à saúde mental“, afirma.

O trabalho do SAREH também compreende o contato que é feito com as escolas de origem para pedir o conteúdo que está sendo aplicado naquele momento, na classe do aluno, para que ele não perca o ritmo dos estudos, e para que tenha um retorno sem muitas dificuldades de aprendizagem. “Em alguns casos, de crianças desistentes, ou não matriculadas em escolas, o SAREH auxilia na inserção da criança no ambiente escolar, preparando a instituição para o seu retorno”, finaliza.

Saiba mais sobre o SAREH

Secretaria de Educação do Paraná - Clique aqui

SAREH no Hospital Infantil - Clique aqui

Galeria de imagens da notícia