SIPAT 2018 26/11/2018 - 14:30

SIPAT 2018

Os sintomas ficam escondidos por muito tempo e geralmente não são visíveis, e quando aparecem, indicam problemas alarmantes. Estamos falando das doenças silenciosas.

Geralmente não levamos a sério alguns sinais de que algo não vai bem com nosso corpo, por não identificarmos alguns sintomas, e quando damos conta, já é tarde demais, necessitando de uma intervenção urgente. Sem garantia de cura, estas doenças se instalam e podem causar grandes estragos.

Para chamar a atenção dos colaboradores do Hospital Infantil a este assunto, a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), edição 2018, que aconteceu entre os dias 19 e 23 de Novembro, e foi promovida pela CIPA, que é a comissão interna responsável pela prevenção de acidentes de trabalho, foi organizada para uma reflexão sobre o tema.

A abertura da SIPAT, que aconteceu no dia 19 de Novembro no auditório do HI, contou com a fala do diretor geral da instituição Sr. Germano Krueger Neto, que parabenizou a CIPA pelo evento e incentivou os presentes a sempre buscarem informações sobre o assunto. Em seguida o presidente da CIPA, Rafael Hasse, apresentou os integrantes da comissão organizadora do evento e fez uma breve introdução ao assunto, destacando algumas doenças silenciosas de maior incidência. A palestra do dia foi conduzida pela psicóloga Suzana Brunow Ventura, com o tema: O Adoecer psíquico do trabalhador em saúde - Doenças silenciosas - Síndrome de Burnout e Depressão.

Durante a semana os cipeiros, da equipe de enfermagem do HI, estiveram aferindo glicemia e pressão arterial, em uma base próxima a rampa, para chamar a atenção sobre duas das doenças silenciosas que tem afetado os trabalhadores. Foi elaborada uma caderneta especial para anotações destes dados e entregue para cada um que participou, para controle individual.

De acordo com o Enfermeiro Dérik Deily de Almeida, que coordenou as aferições junto aos trabalhadores, foram constatadas alterações de pressão e glicemia em alguns funcionários. “Essas pessoas não sabiam que estavam com alterações e ficaram surpresas. Nós recomendamos que a partir de agora elas procurem, principalmente, um atendimento médico para descobrir as causas e um acompanhamento na segurança do trabalho, utilizando a caderneta entregue.” Disse Almeida.

Nos dias 22 e 23 de Novembro, para encerramento da SIPAT, foi exibido um filme que contou a história de algumas pessoas portadoras do TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo. O transtorno, considerado como uma das doenças silenciosas, foi abordado através de uma divertida comédia que trouxe a reflexão sobre o autoconhecimento e a tolerância.

Também foram feitas blitz nos setores durante a semana, para explicar o tema deste ano e para convidar os trabalhadores para participarem das atividades. Alguns EPI’s (Equipamentos de proteção individual) utilizados no HI ficaram em exposição no auditório e No final dos eventos foram sorteadas algumas lembranças arrecadadas entre os membros da comissão.

O presidente da CIPA espera que a partir de agora os trabalhadores estejam mais atentos sobre este problema e busquem sempre o atendimento necessário. “ A SIPAT deste ano serve como um convite para que todos possamos estar conscientes que os exames preventivos são ótimos aliados da nossa saúde, a exemplo do outubro rosa, para as mulheres, e do novembro azul, para os homens. A nossa saúde requer toda a atenção necessária”, finaliza.

Galeria de imagens do evento:

SIPAT 2018