Secretaria da Saúde orienta núcleos de educação sobre prevenção da gripe A 02/07/2012 - 13:29

A Secretaria de Estado da Saúde informou que não há necessidade de suspender as aulas em escolas em decorrência do aumento de casos de gripe A (H1N1) no Paraná. “A situação atual é diferente da enfrentada durante a pandemia de 2009. Neste momento, o calendário escolar deve ser mantido e todas as escolas devem adotar rotinas sanitárias para diminuir os riscos de circulação do vírus Influenza”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

Entre as medidas recomendadas estão o uso de copos descartáveis em bebedouros e manutenção de álcool gel disponível em corredores e refeitórios. A higienização das mãos, manutenção dos ambientes arejados e limpeza frequente dos locais de uso público também foram recomendados. Além disso, os professores devem permanecer alertas durante as aulas e comunicar ao município qualquer caso suspeito de gripe em alunos ou outros funcionários da escola.

DIFERENÇA – Segundo o professor de infectologia da Universidade Federal do Paraná Clóvis Arns Cunha, a principal diferença entre os sintomas da gripe e os do resfriado comum é a febre. “A pessoa com gripe apresenta temperatura corporal superior à 38ºC, além de tosse, coriza e mal-estar. Por isso, é importante que as escolas tenham sempre um termômetro para medir a temperatura da pessoa com suspeita de gripe”, disse.

O vírus da gripe é sazonal e circula com mais frequência durante o inverno, já o vírus do resfriado atinge as pessoas durante todo o ano. “Em média, uma pessoa adulta pega resfriado de duas a quatro vezes anualmente. Esse índice sobe quando falamos em crianças e chega a seis vezes por ano”, afirmou Cunha.

Os materiais educativos produzidos pela Secretaria de Estado da Saúde foram colocados à disposição para reprodução em todas as escolas do Estado. São orientações sobre medidas preventivas e o tratamento da gripe. No site www.sesa.pr.gov.br há orientações sobre cuidados para não contrair a doença.

Últimas Notícias