Secretaria de saúde destaca produtividade do PR na coleta de leite humano 01/06/2010 - 16:20

O secretário da Saúde, Carlos Moreira Junior, homenageou os oito bancos de leite humano (BLH) existentes no Paraná. Minha relação com os bancos de leite vem desde a época em que eu fiz plantão no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). De lá para cá tenho visto aumentar significativamente a solidariedade das mães, que cada vez mais têm contribuído para que os bancos salvem a vida de muitas crianças, afirmou o secretário.
Atualmente, de acordo com Márcia Benevenuto, presidente da Comissão Estadual dos BLH do Paraná, os bancos brasileiros são referência para todo o mundo no que diz respeito à qualidade do leite e excelência do programa implantado e, no Brasil, a referência é o Paraná. Embora tenhamos, por exemplo, 54 bancos em São Paulo, o leite ordenhado de apenas oito bancos no Paraná é superior proporcionalmente aos do estado paulista, afirmou.
Em 2009, foram coletados mais de 16 mil litros de leite dos oito bancos do Estado, que foram doados por aproximadamente 13 mil mulheres. Esse número possibilitou que oito mil crianças tivessem acesso ao leite materno”, acrescentou Moreira. Na região sul, o Paraná é o estado que mais faz coleta de leite e também o que tem o maior número de doadores e receptores.
Pode doar leite toda mulher saudável com excesso de leite e que não use medicamentos que impeçam a doação. Para isto, é só procurar o banco de leite mais próximo de sua casa e se informar sobre como fazer a doação”, explica Márcia. De acordo com ela, podem receber a doação recém nascidos prematuros ou de baixo peso, recém nascidos imunologicamente deficientes, com perturbação gástrica de origem variada e alérgicos a outros tipos de leite.
Dados – O Estado tem oito BLH situados em Curitiba (Hospital de Clínicas da UFPR e no Hospital Universitário Evangélico), em Ponta Grossa (Hospital da Criança Prefeito João Vargas de Oliveira), Foz do Iguaçu (Hospital Ministro Costa Cavalcanti), Cascavel (Hospital Universitário do Oeste do Paraná), Maringá (Hospital Universitário Regional de Maringá), Londrina (Hospital Universitário), Toledo (Hospital Bom Jesus de Toledo). No Brasil há 198 bancos espalhados por todas as regiões do país.