Segurança no primeiro ano de vida do bebê 20/12/2010 - 08:18

Quais os riscos que seu filho corre no primeiro ano de vida? Engana-se quem respondeu praticamente nenhum, afinal, é o período em que a criança é mais vigiada e, na maior parte dos casos, só vai aprender a andar por volta de 1 ano de idade.

De acordo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), os acidentes mais frequentes de 0 a 1 ano são quedas (do trocador, da cama e até do colo), asfixia, sufocação, aspiração de corpos estranhos, intoxicações e queimaduras (água quente e cigarro, por exemplo). “Nessa faixa etária, a responsabilidade é inteiramente dos pais e cuidadores”, diz o pediatra Wilson Maciel, um dos organizadores do livro Crianças e Adolescentes Seguros (Publifolha), da SBP. “Pois as crianças, mais do que nunca, não têm a menor noção de risco e consequência.”

Para saber como proteger o seu bebê, confira o nosso pronto-socorro online, com dicas sobre prevenção e primeiros-socorros:

- Quedas: representam 50% dos acidentes que envolvem crianças, sendo que a maioria acontece em casa;

- Asfixia, sufocação e aspiração de corpos estranhos: a desobstrução das vias aéreas é a primeira causa de morte por acidente em crianças de até 1 ano;

- Queimaduras: a maioria, claro, ocorre na cozinha e envolve líquidos quentes;

- Intoxicação: aproximadamente 26 mil crianças são vitimas de envenenamento no Brasil todos os anos. Dessas, cerca de 1200 vão parar no hospital e 75 morrem. Medicamentos são os campeões dos acidentes.

Últimas Notícias