Seminário de Enfermagem no Hospital Infantil promove o lançamento do Processo de Enfermagem 15/08/2017 - 15:10

GT

Com o objetivo principal de marcar a implantação do Processo de Enfermagem no HI, e fortalecer o que já é praticado de Sistematização da Assistência de Enfermagem na instituição, além do lançamento do Manual de Diagnósticos e Prescrições de Enfermagem (produzido no HI) e o módulo SAE no Sistema GSUS, aconteceu no dia 9 de agosto, no auditório da instituição, o 1º Seminário de Enfermagem do Hospital Infantil – com o tema SAE - promovendo o raciocínio clínico.

O evento, organizado pela Direção de Enfermagem do HI, contou com a participação de profissionais de enfermagem da instituição além de representantes de outros hospitais da SESA-PR: Lapa, Zona Norte e Zona Sul/Londrina, Hospital de Reabilitação, Hospital do Trabalhador, Hospital Dermatológico, Hospital Adauto Botelho e Hospital Regional de Paranaguá. Acadêmicos de Enfermagem da Universidade Positivo também acompanharam o seminário.

A primeira palestra foi sobre Exame Físico com foco em pediatria e neonatologia, ministrada pela Enfermeira Luciane Favero Basegio, professora da Universidade Positivo.
Na sequência, a palestra motivacional “A hora é já”, com a Enfermeira Carolina Bocch Maia, da Escola de Saúde Pública do Paraná, abordou a busca pelo autoconhecimento como uma regra essencial para se desfrutar de uma vida melhor.

A Enfermeira Mariane Cavalheiro apresentou uma palestra sobre Raciocínio Clínico, baseada nos conceitos da CIPE - Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem.

A principal palestra do dia ficou por conta da diretora de enfermagem do Hospital Infantil, Regiane Decól de Souza, que fez a apresentação do novo Manual de Diagnósticos e Prescrições de Enfermagem – CIPE, totalmente desenvolvido pela equipe de profissionais da instituição.

Para a diretora de enfermagem, trata-se de uma necessidade, avançar enquanto categoria profissional, além das exigências mediante o Conselho. Acredita ainda que esse é somente o início de um longo trabalho e que muito ainda esta por vir. “A importância desse instrumento, que além de dar identidade à categoria profissional, será um facilitador no dia a dia dos profissionais, possibilitando o gerenciamento dos cuidados de enfermagem através de sua eficácia, demonstrando resultados por meio de Taxonomia”, relata Regiane, que acredita também que a enfermagem precisa diferenciar-se para ser valorizada, e a diferença está no profissional enfermeiro. Em sua fala, Regiane aproveitou para agradecer todos os profissionais que colaboraram para a construção do manual, valorizando o esforço conjunto da equipe.

A última palestra do dia teve como objetivo apresentar o novo módulo de Enfermagem-SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem), no GSUS – Sistema de Gestão Hospitalar e Ambulatorial do SUS, desenvolvido pela CELEPAR, com apresentação da Enfermeira Vivian Raksa, da Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias, da SESA e Rodrigo Moreira Cardoso, da Celepar.

Galeria de imagens do Seminário

Luciane