Serviço Social promove palestra sobre Benefício Socioassistencial 15/07/2014 - 13:30

Os colaboradores do Hospital Infantil e os acompanhantes dos pacientes participaram na última sexta-feira (11) de uma palestra sobre o Benefício Socioassistencial, ministrada pela assistente social do INSS Joelma Ferreira. Organizado pelo Serviço Social da instituição, o encontro é resultado do projeto de intervenção elaborado pela estagiária do setor e foi uma oportunidade para que os participantes pudessem conhecer e entender o que é o benefício. “Tivemos a iniciativa de organizar este momento porque somos procurados por muitas pessoas com dúvidas sobre quais benefícios tem direito”, explica a estagiária do Serviço Social Fátima Ferreira de Lara.

Joelma Ferreira explicou que o acesso aos Benefícios Assistenciais é um direito do cidadão e que são oferecidos através da Política de Assistência Social e são divididos em duas modalidades: Benefício de Proteção Continuada da Assistência Social (BPC) e os Benefícios Eventuais. O BPC é destinado ao idoso, com idade de 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que possam obstruir sua participação na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. “O BPC garante a transferência de um salário mínimo por mês e a pessoa beneficiada deve comprovar que ela ou a sua família não tem condições financeiras para se manter. A renda mensal familiar per capita deve ser inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo vigente”, destaca. Já os Benefícios Eventuais tem caráter suplementar e provisório, e atendem cidadãos em situações específicas como nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública.

Para solicitar o benefício as pessoas ou seus responsáveis devem procurar os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) ou os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS). “Não é necessário contratar intermediários para requerer o benefício. Após o cadastro no CRAS ou no CREAS, a documentação vai ser enviada ao INSS que vai destinar um assistente social para ir até a residência da pessoa que está pedindo o benefício para fazer a avaliação”, explica Joelma. Caso o benefício seja concedido, a cada dois anos, o auxílio passa por uma revisão, para que seja verificada sua permanência ou não.

A segunda edição da palestra vai ser realizada no dia 1º de agosto, às 09h, na recepção do ambulatório de especialidades, e é destinado aos acompanhantes dos pacientes.

Palestra
Equipe do Serviço Social do HI com Joelma Ferreira

Últimas Notícias