Setembro amarelo 01/10/2019 - 11:00


Hospital Infatil Waldemar Monastier - SEtembro amarelo 2019

 

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.


Para apoiar o projeto no Hospital Infantil, que é mantido através da Funeas – Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná, e que manifestou total apoio à realização dos eventos, a Comissão de Humanização do HI promoveu duas palestras sobre o assunto aos funcionários e acompanhantes de pacientes no auditório da Instituição.  Os temas fazem parte do programa “Conversando sobre saúde mental”, que visa trazer periodicamente palestras sobre assuntos pertinentes a esta área.


Nos dias 10 e 11 de setembro a Psicóloga Flávia Figel, da Divisão de Saúde Mental da Secretaria da Saúde do Paraná, abordou a Prevenção do suicídio, com aspectos que envolvem os sinais de alerta, que podem indicar o sofrimento de uma pessoa e suas intenções de praticar o suicídio, como tentativa de aliviar sua dor.


Nos dias 25 e 26 de setembro os fatores de proteção ao risco do suicídio foram o tema da palestra da Psicóloga Mariane Louise Bonato, que abordou a realidade sobre o tratamento e recuperação de pessoas em situação de risco.


Mariane veio acompanhada do grupo “Cantar para viver”, formado por integrantes em fase de tratamento no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Campo Largo, que cantaram músicas como “É preciso saber viver!”, inspirando a todos os presentes sobre a importância de aproveitar cada momento da vida.


Para a psicóloga Talita Lisandra de Oliveira Rosa, que faz parte da Comissão de Humanização do HI, dentro deste ciclo de palestras “Conversando Sobre Saúde Mental”, o objetivo é trazer temas relevantes não só para o exercício da profissão  dos colaboradores mas também que os auxiliem numa melhor qualidade de vida.


Talita explica que existem muitos mitos em torno dos transtornos mentais, e o suicídio é, de longe, o tema que mais causa aversão às pessoas, por isso, falar sobre o assunto torna-se importante forma de proteção. “Quando tocamos em algum assunto complexo, como esse, abrimos um caminho para o diálogo, possibilitando que pessoas que estejam passando por muita dor e sofrimento, tenham possibilidade de procurar ajuda e falar sobre o que sentem. Serve para que colegas fiquem mais atentos para perceber os sinais de alerta. Afinal, quem comete suicídio tem como objetivo acabar com a dor, e não com a vida”, ressalta.


 

De acordo com a campanha promovida pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná - SESA, para o Setembro Amarelo, os principais sinais de alerta para este tipo de risco são:


Comportamentais

 Mudanças bruscas de atitudes, resolver assuntos pendentes, isolamento, formalizar testamentos, e, sem explicação, dar ou devolver seus bens.


Sinais verbais


Algumas frases podem indicar uma despedida, no sentido do suicídio:


“ Eu não estarei aqui no próximo ano”;

“ Eu não posso mais aguentar”;

“Eu quero dormir e nunca mais aguetar”;

“Não quero mais viver”


Dentre os fatores de risco se encontram:

·        

         A tentativa de suicídio anterior;

·         Presença de transtorno mental;

·         Perdas recentes;

·         Falta de suporte social;

·         Exposição à violência.


Diante destes casos a melhor forma de agir é escutar com atenção, ser sensível ao sofrimento e acolher o que ela fala. Evite julgamentos e encoraje a pessoa a buscar ajuda adequada.


Onde buscar ajuda

Serviços de Saúde

Unidades Básicas de Saúde (UBS) e centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Emergência: SAMU  e UPAs

Ouvidoria Geral da Saúde SESA/PR: 0800-6444414


Galeria de imagens do evento:


Hospital Infatil Waldemar Monastier - SEtembro amarelo 2019


Setembro Amarelo Hospital Infantil Waldemar Monastier



Hospital Infatil Waldemar Monastier - SEtembro amarelo 2019


Hospital Infatil Waldemar Monastier - SEtembro amarelo 2019


Hospital Infatil Waldemar Monastier - SEtembro amarelo 2019


Hospital Infatil Waldemar Monastier - SEtembro amarelo 2019


Hospital Infatil Waldemar Monastier - SEtembro amarelo 2019


Setembro Amareco hi




 

 

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

Últimas Notícias