Sistema de notificação de incidente auxilia no aperfeiçoamento do processo de trabalho 05/08/2016 - 14:10

O sistema de notificação de incidente foi implantado no Hospital Infantil em 2012 com o objetivo de aperfeiçoar o processo de trabalho. Com a comunicação dos erros ficou mais simples entender o que está acontecendo e implantar alternativas de trabalho que minimizem os incidentes. “A notificação deve fazer parte da rotina dos profissionais de todas as áreas do hospital porque é um dos instrumentos que traz oportunidades de melhorias na rotina de trabalho e consequentemente promove um atendimento mais seguro”, destaca a coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Dra. Adriana Blanco.

Desde que foi implantado o sistema de notificação, o Núcleo de Qualidade já recebeu 2465 comunicações. Apenas em 2016 já foram 945 notificações de incidente. A técnica de enfermagem Jucilene Michele Pereira já notificou e destaca que a equipe precisa entender que o objetivo não é punir ninguém, mas sim melhorar o cuidado com o paciente. “Se todos falarem a mesma língua o processo fica mais ágil e os riscos para o paciente são minimizados”, reforça.

notificação

O sistema de notificação surgiu a partir da necessidade de identificar quais os principais riscos relacionados ao atendimento do paciente e assim mostrar para a equipe quais são as maneiras de prevenir e minimizar esses riscos. Este sistema, agregado ao processo de acreditação hospitalar também auxiliou toda a instituição a melhorar a cultura da qualidade e segurança do paciente. “Eu considero este processo um estímulo para que cada profissional dê o seu melhor, contribuindo para o bem-estar das nossas crianças”, destaca a médica reumatologista Dra. Thais Cugler Meneghetti.

A segurança do paciente é responsabilidade de todos os profissionais. E para nortear este trabalho existem ferramentas como protocolos e processos que devem ser cumpridos por todos. A enfermeira Daniela Cristina dos Santos diz que a implantação destas rotinas é fundamental para o crescimento da instituição e traz respaldo para os profissionais. “É o crescimento com qualidade, melhorando o atendimento oferecido para o paciente. Precisamos utilizar também a notificação porque algumas situações são crônicas e precisam ser alertadas”, afirma.

A técnica administrativa Denise Fabianski trabalha nos setor de compras do hospital. Para ela, com a implantação de rotinas e processos foi possível perceber que há uma preocupação com a redução de custo e que o desperdício diminuiu. “Os colaboradores tem mais cuidado para fazer um descritivo de compra e há uma programação. O processo melhorou, mas ainda é necessário que todos tenham comprometimento e sigam os processos que são fundamentais para a segurança do paciente”, ressalta.

A partir do conhecimento das situações apresentadas através das notificações é realizada uma investigação para compreender como e por que o evento ocorreu. É feito um diagnóstico do problema e uma proposta de solução para que a situação não volte a se repetir. É preciso ter uma visão positiva dos problemas identificados e transformá-los em oportunidades de melhorias. O técnico de enfermagem Cleverson Ferreira Matoso destaca que o trabalho com foco na qualidade é um processo crescente que está melhorando cada dia mais. “Eu percebo na minha rotina de trabalho que há benefícios. Ainda há muito para evoluir, mas há um processo de melhoria visível”, explica.

Qualquer colaborador pode preencher a ficha de notificação de incidentes, que está disponível nas caixas de notificação instaladas em vários pontos do hospital. Todos os dias úteis, a equipe do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente faz a coleta das fichas, analisa e encaminha as notificações para o responsável.

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